Segunda-feira, Junho 17
Shadow

Paróquia de Nossa Senhora de Fátima realiza entronização das relíquias dos Santos Pastorinhos

 

Os paroquianos da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima em Sobral vivenciaram um dia histórico. Com o tema: “Com Jesus e Maria e os Santos Pastorinhos no caminho sinodal em busca de conversão e renovação”, no último sábado, 11 de maio, no primeiro dia do Tríduo em Honra a padroeira, foi realizada a entronização das relíquias de 2º grau dos santos pastorinhos, Jacinta Marto e Francisco Marto, durante celebração eucarística presidida pelo bispo diocesano, Dom Vasconcelos.

As relíquias de primeira classe são os restos mortais propriamente ditos, ao passo que os objetos que estiveram em contato com o santo são as de segunda classe. Há quem fale de relíquias de terceira classe. Contudo, essas poderiam ser chamadas, mais adequadamente, de “lembranças”, por tratar-se de objetos que tocaram o túmulo do santo. Seja como for, não há dúvida de que Deus pode servir-se de qualquer coisa para operar milagres. O pedido da relíquia foi realizado pelo pároco, Pe. Edinardo Gomes em fevereiro deste ano em curso que tão prontamente foi respondido pelos responsáveis.

A missa foi precedida por uma procissão com as relíquias e imagem de Nossa Senhora de Fátima, que teve início na Capela de São José e percorreu por algumas ruas do bairro Sinhá Sabóia e findou na igreja matriz. A celebração foi concelebrada por Pe. Edinardo Gomes e pelo vigário paroquial, Pe. Uli Endres. Além da entronização, houve a benção da imagem da padroeira que foi restaurada recentemente e apresentada a comunidade neste dia.

Em homilia, Dom Vasconcelos ressaltou que a Virgem Maria nos ensina a olhar pela caridade, assim foi nas Bodas de Caná, e do mesmo modo continua acontecendo em todos os séculos. Ela viu os pastores tão pequenos, simples, mas percebeu que são cheios de Deus, e os ensinou o caminho da humildade e salvação, os levou a Jesus. O bispo disse ainda: “Que esse caminho seja sinodal, que todos possam caminhar juntos e nenhuma ovelha desse rebanho fique para trás, que nenhuma ovelha se perca e possa seguir os passos de Maria”, findou.

No final da celebração, Dom Vasconcelos foi homenageado em virtude de seu aniversário natalício celebrado no dia 12 de maio, domingo. O bispo recebeu os parabéns da comunidade, assim como as mães, pelo dia festivo dedicado as mães.

Thais Helena
Redação Jornal Correio da Semana

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *