Segunda-feira, Junho 17
Shadow

Sé Catedral realiza Procissão Luminosa no dia de Nossa Senhora de Fátima

Os devotos de Nossa Senhora de Fátima participaram na noite desta segunda-feira, 13 de maio, da Procissão Luminosa em honra a mãe de Deus. A procissão teve início na Boullevard do Arco e percorreu algumas ruas do centro da cidade e findou na Sé Catedral de Nossa Senhora da Conceição.

A Igreja celebra Nossa Senhora, no dia 13 de maio, por causa das suas aparições em Fátima, Portugal, em 1917. A Virgem Maria apareceu seis vezes aos três pastorzinhos, Lúcia dos Santos e Francisco e Jacinta Marto, pedindo-lhes orações, penitência e conversão. Na manhã de um esplêndido domingo, Lúcia dos Santos, de dez anos de idade, e seus primos Francisco e Jacinta Marto, respectivamente de 9 e 7 anos, após participarem da Missa, na paróquia de Fátima, levaram suas ovelhas para pastar no declive da Cova da Iria. Ao ouvir o toque dos sinos para a oração do Angelus, puseram-se a rezar o Terço, como faziam de costume. Depois, enquanto brincavam, ficaram assustados por um clarão improviso. Pensando que era um raio e com medo de um temporal, se apressaram em abrigar o rebanho.

A Senhora tinha um vestido, com bordados dourados, um cordão de ouro na cintura, um manto cândido e um Terço de grãos brancos nas mãos. Enquanto Lúcia falava com ela, Jacinta seguia a conversa, mas Francisco não ouvia nada. Então, Maria lhes perguntou: “Vocês querem se oferecer a Deus, suportar todos os sofrimentos que Ele lhes mandar, em ato de reparação dos pecados, com os quais Ele é ofendido, e de súplica pela conversão dos pecadores­­?” E Lúcia lhe respondeu: “Sim, queremos”.

A Catedral já estava com inúmeros fiéis que aguardavam a procissão. O pároco, Pe. Berg, presidiu a Santa Missa auxiliado pelo diácono, Cândido Aguiar. Na homilia, Pe. Berg ressaltou que as aparições de Nossa Senhora não foi por acaso, ela veio para alertar a humanidade, pedir a conversão dos pecadores e para que todos rezem pela paz no mundo, pela santificação dos sacerdotes e do mundo inteiro. Disse ainda que todos devem suplicar e pedir a intercessão de Maria pela santificação do mundo. Após a homilia, cerca de trinta pessoas foram consagradas a Jesus por Maria.

Com as lanternas dos celulares acesas e as luzes da igreja apagadas, Pe. Berg realizou um momento oracional no final da celebração pedindo a intercessão da Virgem Maria para todas as necessidades da assembleia presente que cantou a consagração a Nossa Senhora e venerou a mãe de Deus.

 

Thais Helena
Redação Jornal Correio da Semana

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *