Quinta-feira, Maio 16

Paróquia da Sé realiza abertura do Mês Mariano

A Santa Missa do 5º Domingo da Páscoa neste dia 28/04 foi diferente na Sé Catedral de Nossa Senhora da Conceição. Em missa presidida por Dom Vasconcelos, foi realizada a abertura do mês mariano com a bênção e envio das imagens peregrinas, e os catequistas de todo o território paroquial receberam o sinal da Cruz para dar continuidade a missão à frente da catequese paroquial.

Durante o mês de maio, a igreja católica celebra devoção à Virgem Maria. Durante esse mês, somos convidados a olhar com sabedoria e fé para figura da mulher humilde escolhida por Deus que, com o seu “sim”, transformou a história da humanidade. Graças ao “sim” de Nossa Senhora, nasceu o salvador Jesus Cristo e Ela se tornou para a humanidade o exemplo e modelo de mãe e esposa. Que os filhos e esposos respeitem as suas mães e esposas e que, a exemplo da Sagrada Família de Nazaré, possam ser felizes.

A celebração foi concelebrada por Pe. Berg, pároco e Pe. Denilson de Sousa, vigário paroquial. Os seminaristas do Seminário Propedêutico São José e Seminário Maior de Filosofia foram os responsáveis pela liturgia.

“Nós fomos constituídos povo de Deus, povo da nova e eterna aliança. E Jesus pede a nós: “Permanecei em mim, porque sem mim nada podeis fazer”. O povo de Deus se alimenta da palavra que é o próprio Deus, é necessário se alimentar da palavra, e não somente ouvir, mas procurar viver segundo a palavra. Tem muita gente que foi batizada mas não é cristã porque não vive como batizado, não vive como cristão. Ser cristão não é apenas ser batizado, mas alimentar-se da ceiva do tronco, alimentar-se da palavra e eucaristia”, disse o bispo em homilia.

Após a homilia, houve a benção sob os catequistas proferida pelos padres da paróquia e entrega do sinal da cruz a cada um. No final da celebração, as imagens peregrinas foram abençoadas e foi realizado o envio para peregrinação nas ruas e bairros da paróquia durante o mês de maio. Na programação, além da peregrinação, haverá a meditação do terço no Arco de Nossa Senhora de Fátima de 01 a 29 de maio a partir das 19h. No dia 30 de maio a igreja irá celebrar a Solenidade de Corpus Christi, e no dia 31 de maio, a coroação da imagem de Nossa Senhora.

Thais Helena
Jornalista