Sexta-feira, Maio 17

Abertura do Mês Mariano: Paróquias celebram “Despertar com Maria”

No raiar da última quarta-feira, 1º de maio, inúmeras paróquias da Diocese de Sobral realizaram o “Despertar com Maria” onde fiéis católicos, devotos da virgem Maria participaram de programação mariana em suas determinadas paróquias.

O Mês Mariano é conhecido como mês dedicado a Virgem Maria. No dia 13 de maio, é celebrado o dia de Nossa Senhora de Fátima e, no dia 24, Nossa Senhora Auxiliadora. Não obstante, neste 1º de maio, também a igreja católica celebrou com fé e devoção o padroeiro dos trabalhadores, São José Operário. Um dia propício para celebrar a santidade e devoção dos pais de Jesus Cristo.

Paróquia de Nossa Senhora da Conceição – Sé Catedral

Na Paróquia da Sé, os paroquianos dos bairros Tamarindo e Dom Expedito, participaram às 5h da manhã do Ofício de Nossa Senhora, caminhada e Santa Missa. Padre Berg acompanhou a comunidade do Tamarindo durante a programação e findou com a celebração da eucaristia e café partilhado. Na Capela de São Pedro, não foi diferente, Pe. Denilson de Sousa, esteve presente durante todas as celebrações e finalizou com a Santa Missa.

A noite, os paroquianos participaram da missa na Sé Catedral, onde a imagem de Nossa Senhora de Fátima foi acolhida com aplausos pela assembleia. Pe. Berg presidiu a solenidade que contou com a concelebração de Pe. Denilson de Sousa, e auxílio do diácono Cândido Aguiar. Em alusão ao dia do trabalhador e São José Operário, no final da celebração houve a benção sob os trabalhadores proferida pelos clérigos.

Capela São Pedro – Bairro Dom Expedito

Capela da Misericórdia – Bairro Tamarindo

Sé Catedral de Nossa Senhora da Conceição

Santuário São Francisco de Assis

O santuário dedicado ao pai seráfico, São Francisco de Assis, celebrou a 13ª edição do Despertar com Maria que teve início às 5h com o cântico oracional do Ofício da Imaculada, e contou a presença de uma grande porção do povo de Deus. Em seguida, todos saíram em caminhada com a imagem do Imaculado Coração de Maria por algumas ruas do centro de Sobral. A programação findou com a Santa Missa presidida pelo reitor, Frei Sérgio Viana.

Fotos/Reprodução: Santuário São Francisco

Paróquia de Nossa Senhora de Fátima

A única paróquia dedicada a Virgem de Fátima desta igreja diocesana, celebrou a 12ª edição do Despertar com Maria pelas ruas do bairro Sinhá Sabóia. Os paroquianos participaram da procissão às 5h saindo da igreja matriz e ao retornar o pároco, Pe. Edinardo Gomes, presidiu a Santa Missa e concelebrou o vigário paroquial, Pe. Uli Endres.

A comunidade local realizou um café partilhado após a celebração eucarística como momento fraterno e de unidade entre as diversas pastorais, grupos e movimentos no patamar. No findar da tarde, os paroquianos puderam participar da Santa Missa e em seguida houve adoração ao Santíssimo Sacramento e meditação do Santo Terço com o missionário, Alexandre Melo.

Fotos/Reprodução: PASCOM Paroquial

Paróquia de São Manuel – Marco

O povo Marquense participou de uma caminhada mariana que saiu da Praça Dom José mais conhecida como Praça do Museu em direção ao Santuário do Sagrado Coração de Jesus, onde cada grupo, pastoral e movimento, levou andores ornados com as imagens das diversas devoções a mãe de Deus.

No Santuário, foram entregues os kits de evangelização divididos em dezenove encontros com novenários e orações marianas, onde os grupos paroquiais sairão para evangelização nos bairros. O pároco, Monsenhor Nonato Timbó, presidiu a Santa Missa. Concelebrou, o filho da terra, Pe. Célio Roberto, com o auxílio do diácono, Alex Teófilo.

Fotos/Reprodução: PASCOM Paroquial