Segunda-feira, Maio 27
Shadow

Monsenhor Agnaldo Temóteo é eleito bispo da Diocese de Garanhuns/PE

A Diocese de Sobral despertou em meio a uma grande comemoração na última terça-feira, 14 de maio. A Nomeação Episcopal de Monsenhor Agnaldo Temóteo da Silveira como bispo diocesano de Garanhuns/PE. O anúncio foi proferido por Dom José Luiz Gomes de Vasconcelos durante a Santa Missa em Ação de Graças por seu aniversário natalício na Capela de Nossa Senhora das Graças, localizada nas dependências da Cúria Diocesana.

 

   

 

Os sinos da Sé Catedral, Santuário São Francisco e da Igreja Matriz de Nossa Senhora do Patrocínio, atual paróquia do bispo eleito, badalaram por três minutos ao som do anúncio episcopal. Sacerdotes diocesanos, diáconos permanentes, religiosas, leigos e colaboradores da cúria diocesana, que participavam da celebração eucarística alegraram-se com a notícia até o momento desconhecida por todos. Após a celebração, os presentes participaram de um café da manhã especial em comemoração ao aniversário natalício de Dom Vasconcelos e nomeação episcopal de Monsenhor Agnaldo.

 

 

Todas as paróquias da igreja particular de Garanhuns tocaram os sinos demonstrando a felicidade com o anúncio da chegada de um novo bispo. A diocese estava vacante desde o mês de agosto de 2023 em virtude da nomeação de Dom Paulo Jackson como arcebispo de Olinda e Recife.

As duas dioceses tem histórias em comum, pois o 5º bispo diocesano do povo Garanhuense foi um filho da terra de Sobral, Dom Expedito Lopes. Governou a diocese por dois anos e quatro meses. Faleceu em 2 de julho de 1957, vítima de assassinato por Pe. Hosana. Atualmente está em processo de beatificação e é considerado pela igreja, Servo de Deus. O atual bispo de Sobral, Dom Vasconcelos, é natural de Garanhuns e está no pastoreio desde 2023.

Saiba mais: Monsenhor Agnaldo, nasceu no dia 28 de maio de 1977, na cidade de Bela Cruz/CE. É filho de José Rogério Silveira e de Maria da Conceição Araújo. Sua formação religiosa se deu no seminário menor de São José, em Sobral/CE, de 1993 a 1995, período em que também cursou o Ensino Médio; E continuou no seminário regional Nordeste I, em Fortaleza, de 1996 a 2002, onde cursou Filosofia, de 1996 a 1998 e Teologia, de 1999 a 2002.

É graduado em Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE); Em Teologia pelo Instituto Teológico e Pastoral do Ceará (ITEP); fez mestrado em Direito Canônico pela Universidade Gregoriana de Roma. Também possui formação em diversos cursos breves de atualização nas áreas de Teologia e de Direito Canônico feitos na Rota Romana, em Roma, na Pontifícia Universidade Católica Argentina, em Buenos Aires, e em alguns Institutos e Universidades do Brasil.

Foi ordenado diácono em 10 de julho de 2002, na Catedral de Sobral e presbítero em 30 de novembro de 2002, na igreja matriz de Bela Cruz/CE. Após sua ordenação presbiteral, exerceu os seguintes ofícios: administrador paroquial da paróquia Senhora Sant’Ana, na cidade de Santana do Acaraú (CE), de 2003 a 2008; Membro da Coordenação Diocesana de Pastoral de 2003 a 2005; Capelão do Colégio Diocesano, de 2004 a 2006; Chanceler da Cúria Diocesana de Sobral de 2006 a 2008 e de 2014 a 2019; Vigário episcopal da Região Sede de 2012 a 2014 e de 2017 a 2024; Pároco da paróquia de São Francisco, na cidade de Forquilha (CE), de 2012 a 2018.

Até sua nomeação como bispo, estava exercendo as seguintes funções: Vigário Judicial Adjunto do Tribunal Eclesiástico Regional e de Apelação do Ceará, em Fortaleza; vigário Episcopal da Região Sede; Pároco da paróquia Nossa Senhora do Patrocínio e vigário Geral da Diocese de Sobral.

 

Thais Helena
Redação Jornal Correio da Semana

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *