Quinta-feira, Abril 18
Shadow

Semana Santa: Em Sobral, fiéis católicos participam de ritos que antecedem o tríduo pascal

Com uma programação tradicional, a SÉ Catedral recebeu inúmeros fiéis católicos de diversos lugares para participarem dos atos da semana santa. Na terça-feira santa, houve a Via Sacra Pública pelos arredores da igreja Catedral e na quarta-feira santa, o Ofício de Trevas.

O bispo diocesano, Dom Vasconcelos, juntamente com os padres: Pe. João Paulo e Pe. Uli Endres e o diácono permanente, Edmar Filho, participaram dos  ritos.

A Via Sacra é uma das mais antigas formas de se meditar a Paixão de Cristo. Segundo uma piedosa tradição, ninguém menos que a Virgem Maria teria dado início a este santo exercício: após a morte de seu divino Filho, seja sozinha, seja em companhia das santas mulheres, ela teria refeito constantemente a via crucis, isto é, o “caminho da Cruz”. Então, 14 famílias abriram as portas de suas casas para meditação das estações, a 15ª foi meditada na porta central da Catedral.

Já o Ofício de Trevas é um conjunto de leituras, lamentações, salmos e preces penitenciais, onde o templo fica às escuras, iluminado apenas por velas que se apagam aos poucos durante a cerimônia.Esta forma de celebrar é responsável pelo nome dado ao ritual, que representa o luto e a escuridão à qual ficou sujeita a Terra diante da morte de Jesus. Este ofício aconteceu no interior da igreja mãe, é um forte momento de oração e reflexão da vida e missão de Cristo, que conduz os fiéis à oração mediante a meditação da Palavra de Deus. Após o ofício de trevas também houve atendimento as confissões.

 

Thais Helena
Redação Jornal Correio da Semana

Marcildo Brito
Repórter Fotográfico – Jornal Correio da Semana

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *