Terça-feira, Maio 28
Shadow

SÉ Catedral: Procissão da Transladação do Bom Jesus marca o início dos atos da Semana Santa

A Procissão da Fugida do Bom Jesus dos Passos como é conhecida, aconteceu na noite desta quinta-feira, 30/03, em Sobral, saindo da SÉ Catedral em direção à Capela de Nossa Senhora do Rosário.

Este ato relembra a fuga de Jesus para o horto das oliveiras. Tendo feito a ação de graças depois da ceia, Jesus deixa o cenáculo com seus discípulos, entra no Horto das Oliveiras e se põe a orar. Porém, mal começa a orar, assaltam-no ao mesmo tempo um grande temor, um grande desgosto e uma grande tristeza, como diz São Marcos (14, 33). E São Mateus acrescenta: “Começou a entristecer-se e ficar angustiado” (36, 37). Oprimido por essa tristeza, nosso Redentor diz que sua alma está aflita até a morte (cf. Mc 14, 34). Passou-lhe então diante dos olhos toda a cena funesta dos tormentos e dos opróbrios que lhe estavam preparados.

Em um pequeno percurso, a procissão saiu da Igreja Catedral em direção à Capela de Nossa Senhora do Rosário. O pároco e cura da SÉ Catedral, Pe. João Paulo, esteve presente acompanhado do diácono permanente, Edmar Filho. Seminaristas, religiosas e fiéis católicos em geral também participaram.

Este ato litúrgico marca o início das celebrações da Semana Santa em Sobral. A imagem do Bom Jesus dos Passos esteve presente durante toda a sexta-feira, 31/03, na Capela do Rosário para orações e visita dos fiéis. Também houve missa às 8h e o último Ofício da Paixão ao meio dia.

 

Thaís Helena
Redação Jornal Correio da Semana

 Marcildo Brito
Repórter Fotográfico

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *