Quinta-feira, Abril 18
Shadow

Paróquia de Nossa Senhora da Conceição em Acaraú, realiza Seminário sobre a CF 2023

No dia 25 de março, a Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, em Acaraú, sob a coordenação do Pilar da Caridade e Pastoral da Educação, realizou o seminário “Fraternidade e Fome”, na escola Marta Maria Giffoni de Sousa. O Seminário contou com a participação de diversos segmentos da sociedade, a citar: poder executivo, legislativo, sociedade civil organizada, escolas estaduais e municipais, pastorais e comunidades.

O evento iniciou às 7:30 com acolhida e café partilhado. A abertura se deu com a apresentação do Balé Municipal com as crianças bailarinas interpretando o tema da Campanha da Fraternidade do presente ano, que é também tema deste Seminário. Na sequência, o pároco, Padre Edmilson, proferiu palavras de sensibilização, mobilizando conhecimentos relativos ao tema da Campanha e sobre a importância da realização do seminário.

Em seguida, a coordenadora da Proteção Social Básica, Heraila Rodrigues, e Thiago Rodrigues, coordenador do Cadastro Único, apresentaram um panorama dos dados municipais relacionados à pobreza,oriundos da Secretaria de Ação Social. Dados alarmantes, pouco difundido na sociedade. Ainda nessa perspectiva, as Agentes Comunitárias de Saúde, ACS, Maria Juliete Freitas, Maria Socorro Rodrigues e Eva Freitas relataram a realidade no cotidiano de trabalho com as famílias, nas respectivas comunidades,em situação de vulnerabilidade,no que diz respeito às necessidades mínimas de sustento, saúde e moradia.

Como exemplo de boas práticas sociais, exibiu-se um vídeo sobre a experiência da Rede Bodegas, exemplo de economia solidária em parceria com a Caritas diocesana. Após momento de sensibilização e informação, os participantes foram então divididos em quatro grupos previamente definidos, e por meio da aplicação da metodologia café mundial, cada grupo visitou as seguintes salas temáticas: Fome de Políticas Públicas, Fome Espiritual, Fome de Amor e Fome de Educação. Cada sala com seus mediadores, explorou um tema e contou com a contribuição dos grupos visitantes para a coleta de sugestões acerca da superação dos diferentes tipos de fome abordados. Concluídas as visitações, deu-se início a plenária em que se produziu uma síntese com ações assertivas para a superação das temáticas propostas, destacando a criação de um Comitê Interinstitucional de Educação para o acompanhamento e construção de políticas públicas. Como também ações propostas para a integração comunitária com as escolas, famílias e capelas.

 

João Marcelo
Coordenador da CF 2023 na Paróquia de Nossa Senhora da Conceição – Acaraú

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *