Segunda-feira, Maio 27
Shadow

Sábado Santo: Vigília Pascal, a noite que é luz!

Com a solene celebração da Vigília Pascal conclui-se o Tríduo Pascal. Neste sábado santo, 08/04, fiéis católicos reuniram-se na Catedral de Nossa Senhora da Conceição para a vigília Pascal presidida pelo bispo diocesano, Dom Vasconcelos.

O Sábado Santo é chamado de Vigília Pascal. Na Igreja e na Liturgia Católica, antes de todas as grandes solenidades, há uma celebração de véspera ou vigília. A Vigília Pascal antecede o dia da Páscoa, o Domingo da Ressurreição de Jesus. A Vigília Pascal tem quatro partes fundamentais: Liturgia da Luz, da Palavra, do Batismo e da Eucaristia.

“A liturgia de hoje é uma verdadeira epifania, uma manifestação de Deus a nós e ao mundo inteiro. Iniciamos a celebração com o fogo, que recorda a sarça ardente, recorda o amor de Deus, um fogo que arde, mas não consome. Tem gente que acredita em tantas coisas, mas não acredita em Deus. As sagradas escrituras nos revelam Deus e nós não podemos colocar a nossa ideologia acima da palavra do Senhor”, disse Dom Vasconcelos nos recordando ainda da importância que este dia tem para a igreja de Cristo.

O povo de Deus sempre fica emocionado com a benção do fogo que acende o círio pascal e em seguida as velas de toda a assembleia são acesas na esperança da ressurreição de Jesus iluminando a igreja mãe. O Sábado Santo é celebrado ao escurecer do dia, à noite. Até as luzes da Igreja são apagadas. Todo o povo se reúne na escuridão. Esta Liturgia é muito rica nos sinais, nos gestos e símbolos. Com o canto do glória e o toque dos sinos, as cortinas desceram anunciando a ressurreição de Jesus. Mais uma vez a Catedral trouxe uma criança para anunciar a ressurreição do filho unigênito de Deus: “Cristo Ressuscitou. Aleluia!” E a imagem do Cristo ressuscitado adentrou a igreja Catedral ao som de palmas e cantos de louvor. Outro momento importante foi o batizado de três crianças e uma adulta, pois é comum crianças e adultos serem batizados nesta celebração, quando todos renovam sua fé e confiança no Deus Altíssimo.

Na certeza da ressurreição, esta noite se torna mais clara que o dia e impulsiona as pessoas a buscarem o Senhor ressuscitado. Por fim todos se reuniram ao final da celebração no patamar da igreja matriz para desejarem uns aos outros uma santa páscoa.

 

Thais Helena
Redação Jornal Correio da Semana

Fotos – Marcildo Brito
Repórter Fotográfico Jornal Correio da Semana

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *