Domingo, Maio 19

PJMP realiza Assembleia Diocesana em Jaibaras

A Pastoral da Juventude do Meio Popular realizou nos dias 26 e 27 de abril a Assembleia Diocesana na Comunidade Pé de Serra do Cedro na Paróquia de Santa Teresinha do Menino Jesus em Jaibaras. No encontro foi abordado o tema “Ser PJMP é conviver na fraternidade e amizade social”, e refletido o lema bíblico: “Vós sois todos irmãos e irmãs.” (Mt 23,8).

Atualmente, a referida pastoral está inserida em cinco paróquias e uma área pastoral. O início do encontro foi marcado pela celebração da mística pascal que foi conduzida pelo assessor regional da PJMP, Francisco Erivaldo. A Mística foi um momento de profunda espiritualidade e comunhão no Cristo Ressuscitado, onde encontram força para continuar resistentes na luta e na defesa da juventude oprimida e excluída da sociedade.

No domingo, 27, o secretário diocesano da PJMP, John Cleison, fez o repasse abordando a temática da Campanha da Fraternidade 2024. Foi um momento de muito aprendizado, interação e entendimento da proposta de construir uma sociedade baseada nos princípios da amizade e fraternidade. Em seguida, foi realizada uma avaliação resgatando as ações positivas da pastoral na diocese, bem como um momento de encaminhamento das ações transformadoras nos grupos na base.

A assembleia contou com a presença do padre referencial do setor juventude diocesano, Pe. Jocélio Medeiros; vice coordenador do setor juventude, Fábio Ferreira; dos jovens paroquianos da Paróquia de Nossa Senhora do Rosário de Groaíras e representantes das demais paróquias e área pastoral.

Para o sacerdote, o trabalho realizado pela pastoral é muito importante, sobretudo, de apoiar os jovens principalmente de bases populares, estar ao lado dos pobres, oprimidos e excluídos na luta e defesa de seus direitos, na construção de uma sociedade justa e fraterna. “Minha vocação sacerdotal tem raízes na PJMP, lembro das pessoas que estavam à frente da pastoral na época”, disse.

O encontro finalizou com a benção proferida por Pe. Jocélio e envio dos membros. A assembleia foi um momento rico de fortalecimento da fé e do compromisso missionário dos profetas do meio popular na defesa da vida, na luta do povo, com ardor missionário, em uma igreja sinodal e em saída.

Thais Helena
Jornalista