Segunda-feira, Maio 20
Shadow

Paróquia de São José celebra festa com muita fé e devoção em Sobral

A única paróquia dedicada a São José em todo território diocesano celebrou solenemente a festa de seu padroeiro neste sábado, 18/03, na igreja matriz no bairro do Sumaré.

De acordo com a CNBB, neste ano, a solenidade de São José, cuja data é 19 de março, coincide com o quarto domingo da Quaresma. Por isso, a celebração do patrono universal da Igreja foi antecipada para 18 de março. Pelas ‘Normas Universais do Ano Litúrgico e Calendário Romano Geral’ na Tabela dos Dias Litúrgicos segundo sua ordem de precedência, os domingos do Advento, da Quaresma e da Páscoa, entre outras datas, gozam de precedência em relação à solenidade dos santos. Assim, com a coincidência deste ano, celebra-se dia 19 de março o 4º Domingo da Quaresma.

Em mais um dia chuvoso, os sobralenses não deixaram de participar da Festa de São José. Impossibilitados de participar da procissão por conta da forte chuva, realizaram um pequeno percurso na lateral da igreja adentrando a nave central com a imagem do padroeiro. Dom Vasconcelos presidiu a celebração acompanhado de Pe. Lucas Moreira, pároco da referida paróquia.

A homilia do bispo diocesano foi marcada pelos exemplos de São José e sobre a importância que ele teve na vida e criação de Jesus, sendo modelo de santidade. “Hoje celebramos a santidade de Deus, e ele diz: “Sede santos como eu sou santo”. E a santidade de Deus hoje se manifesta na vida de José, esposo de Maria. A igreja do Brasil antecipou a solenidade de São José porque amanhã é domingo, dia do senhor, domingo da quaresma. O dia do senhor tem precedência sob qualquer santo, até sob Nossa Senhora e São José. Não houve procissão, mas veio uma chuva de graças, de bençãos, que fecunda a terra e não evapora sem que produza frutos que nos alimentam e nos sustentam. O senhor mudou os nossos planos! Nós precisamos aprender com São José muitas coisas: escutar Deus, a ter paciência, e precisamos nos alegrar com Deus, com sua palavra, abraçar Jesus e nos sentirmos abraçados por ele. Que Deus nos dê a graça durante este ano de que a descendência de José esposo de Maria cresça e se expanda dia a dia”, disse.

Os paroquianos e devotos renderam graças a São José ao som do hino do padroeiro do Ceará. Padre Lucas agradeceu a todos os grupos, pastorais e movimentos que contribuíram com os dez dias de festa. “A festa não acaba hoje, pelo contrário, continua e é importante estarmos sempre em unidade. Estou muito feliz!”, disse o pároco. Como a festa ainda não acabou, a paróquia ainda irá realizar neste domingo, 19/03, o bingo e leilão.

 

Thais Helena
Redação Jornal Correio da Semana


Marcildo Brito
Repórter Fotográfico Jornal Correio da Semana

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *