Terça-feira, Maio 24
Shadow

Nas águas do Jordão, Jesus é batizado

Neste domingo, 09 de janeiro, a Igreja encerra o Tempo do Natal com a solenidade do Batismo do Senhor. Antes de iniciar sua missão, Jesus dirigiu-se ao Rio Jordão para ser batizado por João Batista. Ali, Ele foi ungido pelo Espírito Santo e revelado pelo Pai como o Cristo, o Messias que tanto o povo de Israel esperava.
Ele veio ao mundo como homem verdadeiro, submetido a todas as observâncias da lei da época. Dentre elas, estava o batismo, que era um ritual de purificação dos pecados. Santo Agostinho afirma que o Senhor quis ser batizado “para proclamar com a sua humildade o que para nós era uma necessidade”.
Jesus veio ao mundo em um gesto de humildade e também inicia sua missão com um gesto de humildade. Mesmo não tendo pecado, ele se faz solidário com seu povo e entra na fila dos pecadores para ser batizado por João.
Tendo, então, recebido a força do Espírito Santo, Jesus começa publicamente a sua missão de anunciar e inaugurar o Reino de Deus, convidando todos à conversão. O Pai o proclama Filho bem-amado, pois nele será realizado plenamente o projeto de Deus para o homem.
Toda a sua missão é realizada na humildade. Seu batismo indica que Ele não veio para impor, mas sim para propor um caminho que seguramente conduz ao Reino de Deus. Ele, em si, é esse Caminho. Suas palavras contêm a própria Verdade e transmitem Vida plena. Nas palavras, nas obras e na presença de Cristo, esse Reino manifesta-se claramente aos homens.
Nesse gesto de ser batizado, Jesus introduz o Batismo como Sacramento da Igreja, através do qual recebemos o Espírito Santo, simbolizado pela água. Desse modo, a festa do Batismo do Senhor nos faz recordar o nosso próprio batismo. Somos chamados o ser discípulos e missionários de Jesus.
É necessário, portanto, assumir a sua missão, testemunhando em gestos e palavras o que Ele anunciou na boa-nova do Evangelho. Que o Espírito Santo também impulsione a missão de cada cristão, a fim de que o Reino de Deus continue a se atualizar no mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *