Quinta-feira, Janeiro 13
Shadow

Diocese de Sobral alegra-se com os aniversários de ordenação de três sacerdotes

Por Thais Helena (Redação Jornal Correio da Semana)

Monsenhor Gonçalo de Pinho Gomes
O segundo bispo da Diocese de Sobral, Dom João José da Mota, na festa da Epifania, em 06 de janeiro de 1963, conferiu a ordenação sacerdotal ao esperançoso Revmo. Monsenhor Gonçalo de Pinho Gomes, em Poranga, sua terra natal. A sua primeira paróquia foi a Matriz de Acaraú/CE; em seguida, Paróquia de Aracatiaçu, Vigário cooperador da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, SÉ-Catedral, dando apoio ao Monsenhor Domingos Araújo. Com a morte deste, recebeu o encargo de administrar a paróquia, passando em definitivo à função de pároco, onde administrou por 36 anos consecutivos, e hoje é Capelão da Capela do Cristo Rei, no bairro do Junco que pertence a Paróquia Nossa Senhora do Patrocínio e Vigário Geral para a Vocação Religiosa.
Foi cônego do Cabido de Roma, Vigário Episcopal da Região Sede e Vigário Geral; tambémmembro do Conselho de Consultores e de Presbíteros, Presidente da Comissão Diocesana Vida e Família. Na educação, foi professor da Universidade Estadual Vale do Acaraú(UVA), do Instituto de Teologia e Pastoral (ISTEP) e do Colégio Estadual Dom José Tupinambá da Frota. O título de Monsenhor foi concebido recentemente pela Santa Sé em Roma, pelo Papa Francisco no dia doze de outubro de 2020, e recebeu o título de Monsenhor pelas mãos de Dom José Luiz Gomes de Vasconcelos, atual Bispo Diocesano, na SÉ Catedral de Sobral durante a Solenidade de Nossa Senhora Aparecida.

Pe. João Jesuino Marques
No dia seis de Janeiro de 1990, o Revmo. Pe. João Jesuino Marques foi ordenado sacerdote na Igreja Matriz de Santana do Acaraú, pelo terceiro bispo de Sobral, Dom Walfrido Teixeira Vieira. Entre tantos serviços colegiais e pastorais, Pe. Jesuíno passou por diversos lugares, onde foi Vigário Paroquial na Paróquia Nossa Senhora do Patrocínio, em Sobral (1990-1992), Pároco da Paróquia de Aracatiaçu (1993-1999), Vigário Episcopal da Região Episcopal Sede (1997-1999), Pároco da Matriz de Hidrolândia, e atualmente é Pároco da Paróquia São João Batista em Pacujá/CE.

Monsenhor Raimundo Nonato Timbó de Paiva
Em 1991 no dia quatro de janeiro, o Revmo. Monsenhor Raimundo Nonato Timbó de Paiva foi ordenado sacerdote pelo então Bispo de Sobral, Dom Walfrido Teixeira Vieira. Sendo Padre, foi diretor do ISTEP de Sobral, Reitor do Seminário Diocesano São José, Vigário Paroquial da Paróquia de Meruoca, Vigário Paroquial da Paróquia Nossa Senhora do Patrocínio em Sobral, Vigário Paroquial e depois Pároco da Paróquia de Frecheirinha, Administrador Paroquial das Paróquias de Martinópole e Senador Sá. Foi também Vigário Geral da Diocese de Sobral (1998 – 2000), Vigário Episcopal da Região Episcopal do Araras (2000). Nos períodos em que o episcopado da Diocese de Sobral ficou vacante (2004 – 2005) e (2009-2010), Pe. Raimundo Nonato exerceu o cargo de Administrador Diocesano da Diocese de Sobral, função que desempenhou até a nomeação de Bispo Dom Fernando Saborido e Dom Odelir José Magri, respectivamente. Foi pároco de Ipu, cargo que ocupou de 09 de dezembro de 1999 à 22 de Fevereiro de 2017. Destaca-se também o empenho do infante sacerdote, na preparação e criação da área pastoral de Pires Ferreira. No dia 23 de Fevereiro de 2017, foi transferido para a Paróquia de São Manuel, cargo que ocupa até os dias atuais, e no dia 14 de dezembro recebeu o título de Monsenhor, pelas mãos de Dom José Luiz Gomes de Vasconcelos, atual Bispo Diocesano.
São sacerdotes estimados e queridos por todos os diocesanos, e desde já louvamos e bendizemos a Deus por tamanha graça e vida doada ao ministério sacerdotal. Que a benção de nossa padroeira, a Imaculada Conceição lhes concedam a alegria de um fecundo pastoreio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *