Terça-feira, Maio 28
Shadow

Na véspera de Natal, Santa Missa reúne fiéis na Catedral de Sobral

Antes de ceiar com a família, fiéis compareceram à tradicional Missa da Véspera de Natal, antigamente conhecida como Missa do Galo, na Catedral de Sobral na noite deste sábado (24/12) para celebrar o nascimento de Jesus Cristo.

Nesta noite, a partir das Primeiras Vésperas (final da tarde), inicia-se o Tempo do Natal. Trata-se de um novo tempo litúrgico, o mais venerável depois da Páscoa. Assim, todos os anos, no dia 24 de dezembro, com a realização das primeiras vésperas, inicia-se o tempo do Natal do Senhor. Seu término dar-se-á no dia 6 de Janeiro com a celebração da Festa da Epifania do Senhor, ocasião em que somos convidados a fazer memória da Festa do Batismo do Senhor.

Celebrada pelo bispo diocesano de Sobral, Dom José Luiz Gomes de Vasconcelos, e concelebrada pelos padres: João Paulo (pároco da Paróquia da Sé) e Livandro Monteiro (Comunidade Shalom) a missa teve início às 20h com o “canto das kalendas”. A Kalenda, cujo texto encontra-se no Martirológio Romano, é uma recapitulação da história do povo de Israel, lida a partir da Encarnação de Jesus Cristo, vista como o centro da história. Este hino recebe este nome devido a sua primeira frase no texto original em latim: “Octavo Kalendas Ianuarii”. Na tradição romana, o primeiro dia do mês era chamado de “kalendas” do mês. Assim, os dias próximos às kalendas eram contados em referência a elas. Em seguida, com o cântico “gloria in excelsis deo”, o menino Jesus foi apresentado ao povo pelo bispo diocesano.

“Jesus veio ao mundo para nos ensinar tudo. Deus é protagonista da história, o tempo vai passando e ele não deixa de agir. O nascimento de Jesus na história foi o ponto alto, culminante, pois Deus se fez homem e passou a existir entre nós. Jesus veio para inaugurar um mundo novo – de perdão, justiça e igualdade; Quando celebramos o natal estamos celebrando o renascimento de Jesus, nosso salvador, em nossos corações”, afirmou Dom Vasconcelos que continuou desejando assim um feliz e abençoado natal a todos. “Desejo-lhes um santo natal de paz, profundidade e crescimento na fé; que sejamos um só coração e uma só alma, que saibamos perdoar como Jesus perdoou e que ele nos dê a graça de vencermos o mal com o bem. Que a luz resplandeça nas trevas e a luz de Belém paire em nossas casas e todos possam encontrar nela a luz de Jesus”.

Ao final das preces, Dom Vasconcelos pediu que as pessoas fossem testemunhas de Jesus Cristo assim como José e Maria. “Peço por testemunhas do menino Jesus, para que ele renasça hoje nas casas, comunidades, igrejas e em Sobral”, disse o bispo diocesano. Pe. João Paulo anunciou que no próximo sábado (31/12), véspera de ano novo, a santa missa será presidida pelo Bispo Auxiliar do Ordinárias Militar do Brasil, Dom José Francisco Falcão às 20h e no domingo (01/01), na Solenidade da Santa Mãe de Deus, as celebrações serão às 6h30, 9h, 16h e 18h30. No encerramento da celebração houve a transladação do menino Jesus ao presépio que encontra-se na nave direita da igreja Catedral, em seguida, todos saíram em procissão para o patamar e cumprimentaram uns aos outros com muita alegria pelo nascimento de Jesus.

 

Thais Helena – Redação Jornal Correio da Semana
Fotos – Marcildo Brito (Jornal Correio da Semana)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *