Quinta-feira, Abril 18
Shadow

Transferências 2023: Padres fazem Profissão de Fé e Juramento de Fidelidade à Igreja

Ao raiar desta segunda-feira, 26/12, os padres que foram transferidos compareceram à Cúria Diocesana de Sobral para a realização do Juramento de Fidelidade e Profissão de Fé à Igreja, diante do bispo diocesano, Dom José Luiz Gomes de Vasconcelos.

Em um primeiro momento o padre faz a Profissão de Fé e Juramento de Fidelidade. O processo formativo do padre prepara-o para compreender e aderir à fé professada pela Igreja. A adequada preparação permite que o candidato aceite e adira livremente ao que a Igreja professa e ensina, como também, o padre coloca-se à disposição da Igreja e da evangelização.

A posse se dá com a presença do bispo ou seu delegado. É feita uma Provisão através da qual o padre é enviado àquela paróquia. Ele não vai por conta própria, mas vai como enviado pela Igreja. A missão evangelizadora lhe é dada.

Esse rito se faz necessário diante da nomeação para alguns serviços na Igreja, dentre eles a função de Pároco ou Vigário Paroquial. Cerca de dez padres assumirão suas respectivas paróquias no início de 2023; Pe. Samoel Ferreira de Melo, atualmente exerce a função de Reitor do Seminário de Teologia em Belo Horizonte/MG e será Administrador Paroquial da Paróquia de São Luiz Gonzaga, no Distrito de Padre Linhares, em Massapê/CE; Pe. Luiz César Silvino Evangelista, é Administrador Paroquial da Paróquia de São Luiz Gonzaga no Distrito Padre Linhares, em Massapê/CE e foi nomeado como Pároco da Paróquia Senhora Sant’Ana, em Mucambo/CE; Pe. Marcos Antônio Ribeiro da Silva, é Pároco da Paróquia Senhora Sant’Ana, em Mucambo/CE e agora será Vigário Paroquial (cooperador) da Paróquia de Santa Quitéria, em Santa Quitéria/CE; Pe. Jocélio Mendes Medeiros, é Reitor do Seminário Diocesano Propedêutico São José e Vigário Paroquial da Paróquia Nossa Senhora do Patrocínio, em Sobral/CE e será Administrador Paroquial da Paróquia de Nossa Senhora do Rosário, em Groaíras/CE; Pe. Antônio José Viana Monte, exerce a função de Pároco da Paróquia de Nossa Senhora do Rosário, em Groaíras/CE, entretanto foi nomeado Pároco da Paróquia de Santo Antônio, no Distrito de Aracatiaçu, em Sobral; Pe. José Maurílio Xavier Lima atualmente é Pároco da Paróquia de Santo António, no Distrito de Aracatiaçu, mas será Vigário Paroquial (cooperador) da Paróquia de Nossa Senhora da Saúde, em Frecheirinha/CE; Pe. José Bonifácio Fonseca Matos é Pároco da Paróquia de Santa Maria Madalena, em Catunda-CE e irá assumir como Vigário Paroquial (cooperador) da Paróquia do Sagrado Coração de Jesus em Sobral/CE, mas vai ajudar também na Capelania Universitária; Pe. Ronaldo Marques atualmente é Vigário Paroquial (cooperador) da Paróquia de São Sebastião, em Ipu/CE e será Administrador da Área Missionária de Parapuí, em Santana do Acaraú/CE; Pe. Josivan de Carvalho Cruz atualmente é Vigário Paroquial (cooperador) da Paróquia de Santa Quitéria-CE e assumirá a Paróquia Santa Maria Madalena, em Catunda/CE; e Pe. José Elmir Gomes é Administrador da Área Missionária de Parapuí, em Santana do Acaraú-CE e será Administrador Paroquial da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Martinópole/CE.

Os sacerdotes prestaram seus juramentos diante do bispo diocesano, tendo como testemunhas os padres: Pe. Agnaldo Temóteo da Silveira, vigário geral; Raimundo Nonato Leonardo Bastos, ecônomo e João Paulo Aguiar Bezerra, chanceler. Ao final, Dom Vasconcelos agradeceu a disponibilidade dos padres transferidos, tendo em vista a melhor organização pastoral da Diocese e o bem do povo de Deus.

 

Thais Helena – Redação Jornal Correio da Semana
Fotos – Marcildo Brito (Jornal Correio da Semana)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *