Quinta-feira, Abril 25

JORNAL CORREIO DA SEMANA: Um verdadeiro patrimônio Sobralense!

Jornal Correio da Semana celebra nesta quinta-feira, 31 de março, 104 anos de história

O Jornal foi fundado por Dom José Tupinambá da Frota, primeiro Bispo da Diocese de Sobral no ano de 1918, a sua primeiro edição foi em 31 de março. Um homem de visão foi Dom José, que em 1918, fundou o Correio da Semana, que completa 104 anos fazendo história e contando a história da notícia.

Criado para divulgar os acontecimentos da Diocese de Sobral, o Correio da Semana passou por diversas fases em sua história. Acompanhou o apostolado de seu fundador; até seus últimos instantes de vida, serviu de veículo informativo para as ações do segundo bispo de Sobral, Dom João José da Motta, esteve presente em todo episcopado de Dom Walfrido Teixeira Vieira, mostrou aos leitores a administração de Dom Aldo Di Cillo Pagotto e do profícuo trabalho evangelizador de Dom Antônio Fernando Saburido, O.S.B., Dom Odelir José Magri e Dom José Luiz Gomes de Vasconcelos atual Bispo Diocesano de Sobral. Voltado para divulgar a linha pastoral diocesana, o Correio da Semana também se faz presente, aos grandes momentos sociais, acompanhando a evolução dos tempos e adequando-se aos avanços da tecnologia.

O maquinário, adquirido pela Diocese de Sobral no mercado tipográfico era, inicialmente, composto por duas máquinas antigas (uma italiana da marca Augusta Torino – 1910, da empresa UnioneNazionaleFenderieCaracteri e FabbricheMachine) e porteriormente a outra francesa de marca AlauzetBreveté, produzida pela CGDC a Paris Express) logo substituídas por uma máquina impressora linotipo, fabricada nos EUA, considerado à época, o mais avançado maquinário de impressão de jornais. O Correio da Semana mantinha-se basicamente com recursos provenientes de assinantes, anunciantes e dinheiro da própria Diocese. Hoje os maquinários estão expostos no Museu Diocesano Dom José que está passando por uma restauração e em breve será reaberto ao público.

Atualmente, o Jornal Correio da Semana está situado na Cúria Diocesana de Sobral, e é o jornal mais antigo do Ceará e o segundo do Nordeste.

Texto: Thais Helena (Portal Correio da Semana)
Fonte: Revista Centenário – Jornal Correio da Semana 100 anos de história, informando e evangelizando (2018)