Quinta-feira, Abril 18
Shadow

Imagem Peregrina: Celebrações marcam o encerramento da peregrinação em Sobral

Os fiéis católicos participaram na noite do último sábado, 23 de julho, da Missa de encerramento da visita da Imagem Peregrina à Sobral na Igreja Matriz de Nossa Senhora de Fátima.

Pode ser uma imagem de uma ou mais pessoas e ao ar livre

A imagem peregrina chegou à Sobral no dia 16 de julho e foi acolhida na Catedral da Sé de Nossa Senhora da Conceição por inúmeros fiéis e de lá peregrinou por todas as paróquias de Sobral.

Dom Vasconcelos presidiu a Missa em Ação de Graças acompanhado dos Padres: Pe. Edinardo Gomes e Pe. Jocélio Medeiros. Assim como, o Diácono Permanente, Edmar Filho. O bispo diocesano falou sobre a primeira vinda da imagem em 1953 e o grande marco que foi a idealização do Arco do Triunfo por Dom José Tupinambá da Frota. Entretanto, chamou a atenção para o verdadeiro sentido da peregrinação, na qual a Virgem de Fátima por onde passa acompanha espiritualmente os peregrinos. “Peregrinação não é uma caminhada qualquer, quem faz uma peregrinação é para pedir uma graça ou agradecer. A imagem novamente saiu de Portugal, lugar em que no ano de 1917 a Virgem Maria apareceu aos pastorinhos, e retornou à Sobral para percorrer nossas ruas sobretudo com seu olhar materno para olhar cada um de nós, como mãe ela sabe acolher nossas alegrias, gratidão, tristezas, lágrimas e angústias. Essa peregrinação tem um objetivo, Nossa Senhora vem nos convidar para sermos peregrinos, uma igreja em saída, missionária. Devemos pedir a Mãe de Deus que tire de nós a preguiça e o comodismo, faça de nós missionários, peregrinos para anunciar que Jesus é o único salvador”, ressaltou Dom Vasconcelos.

Pode ser uma imagem de 4 pessoas e pessoas em pé

Pode ser uma imagem de uma ou mais pessoas, pessoas em pé e ao ar livre

Pode ser uma imagem de 3 pessoas, pessoas em pé e ao ar livre

Pode ser uma imagem de 1 pessoa e em pé

Após a homilia, toda a comunidade reunida cantou a Ladainha de Nossa Senhora e venerou a Virgem de Fátima, e ao final da celebração Dom Vasconcelos abençoou a imagem de Nossa Senhora de Fátima que foi idealizada pelo Pároco, Pe. Edinardo, para ficar no pináculo da Matriz. A presença desta imagem marca profundamente a segunda visita da imagem peregrina.

Pode ser uma imagem de 5 pessoas e pessoas em pé Pode ser uma imagem de 7 pessoas e ao ar livre

No domingo, dia 24, a motocarreata que também marcou o encerramento da peregrinação saiu às 6h da Igreja do Cristo Ressuscitado em direção a Igreja de Nossa Senhora de Fátima. Durante o percurso houve três bênçãos: Santa Casa, Museu Dom José e Arco do Triunfo.

Por Thais Helena – Redação Correio da Semana
Fotos: Marcildo Brito e PASCOM Paroquial – Catedral da Sé

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *