Quinta-feira, Abril 18
Shadow

Igreja Diocesana celebra a Ordenação Diaconal do Seminarista Adalberto

A Paróquia São Luiz Gonzaga, de Padre Linhares em Massapê, ficou pequena para a Missa Solene de Ordenação Diaconal do Seminarista Adalberto Menezes do Nascimento na última segunda-feira, dia 22 de agosto.

A celebração foi presidida pelo bispo diocesano, Dom José Luiz Gomes de Vasconcelos e concelebrada por inúmeros padres desta igreja particular. A missa contou ainda com a presença do Diácono Permanente, Edmar Filho; seminaristas, familiares de Adalberto e um grande número de fiéis da comunidade paroquial e de outras paróquias onde Adalberto desenvolveu seu estágio pastoral.

Composta por vários ritos que expressam a doação e entrega do ordenando a Jesus Cristo e à Igreja, a celebração foi emocionante. Durante a celebração o seminarista foi chamado à frente da comunidade reunida e ao bispo apresentado pelo Reitor do Seminário Teológico Imaculada Conceição, Pe. Eudes Cruz. “A palavra diácono significa, servidor. E o Senhor te chama para ser servidor, estar a serviço. Em primeiro lugar deve-se estar a serviço daquele que te chamou, ter ouvidos e coração abertos para acolher a palavra de Deus e discernir o que o espírito diz a igreja, porque Deus fala de diversas formas. Servir a Deus em primeiro lugar, aos filhos e filhas de Deus e de uma maneira prioritária aos mais pobres, carentes e necessitados, pois há mais alegria em dar do que receber e para alcançar esse objetivo o que Jesus nos propõe é necessário despojamento e entrega total a Deus”, disse Dom Vasconcelos durante a homilia.

Após a homilia houve o propósito do eleito na qual o Seminarista Adalberto foi interrogado por Dom Vasconcelos e manifestou perante ao povo seu desejo em assumir o mistério do diaconado. De joelhos com as mãos entre as mãos do bispo, Adalberto prometeu respeito e obediência ao bispo diocesano e seus sucessores. Em seguida, já prostrado ao chão, cantou-se a Ladainha – momento este em que o bispo, o clero e todos os fiéis rogam a Deus que envie bênçãos para este servo. O rito deu continuidade com a imposição das mãos e prece de ordenação pelo Senhor Bispo sob Adalberto. Ainda como parte do rito, o diácono foi revestido de estola e a dalmática (vestes próprias do ministério) por Pe. Bosco Linhares e Pe. Julio Nascimento. Recebeu o Livro dos Evangelhos das mãos do bispo, o abraço da paz e foi acolhido pelo seu irmão de ministério, o Diácono Permanente Edmar Filho.

 

No final da celebração, envolto de muita emoção, o Diácono Adalberto agradeceu a todos os que puderam estar presentes na celebração e aos que acompanharam através das redes sociais, principalmente aqueles que o ajudaram nesta caminhada, os irmãos do seminário, familiares, sacerdotes e aos que contribuíram de alguma forma para sua formação.

Por Thais Helena – Redação Correio da Semana

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *