Terça-feira, Junho 18
Shadow

Fazenda da Esperança celebra 15 anos de fundação com celebrações e evento beneficente

Programação

A unidade terapêutica da Fazenda da Esperança São Bento localizada no distrito de Patriarca em Sobral iniciou no dia 10 de dezembro as celebrações em comemoração aos 15 anos da unidade terapêutica. Durante toda a semana, os fundadores, colaboradores, benfeitores, acolhidos e ex acolhidos participaram de uma programação intensa.

Com 35 anos de experiência na recuperação de dependentes químicos, a Fazenda da Esperança é uma comunidade terapêutica, a maior obra da América Latina, que regenera vidas e famílias. Ao todo, são 130 unidades espalhadas pelo mundo. Desse montante, 86 estão distribuídas pelo Brasil, enquanto as outras estão espalhadas em 22 países do mundo. Em Sobral, o desejo pela fundação de uma unidade na princesa do norte partiu do quinto bispo diocesano, Dom Fernando Saburido, com o objetivo de proporcionar uma nova vida aos dependentes químicos.

A programação contou com a presença dos fundadores da Fazenda da Esperança, Frei Hans Stapel e Nelson Giovanelli. Na segunda-feira, 11 de dezembro, eles foram homenageados pelo legislativo sobralense na câmara municipal de Sobral em sessão solene. Já na terça-feira, 12 de dezembro, a Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), concedeu à Frei Hans Stapel, o Título de Doutor Honoris Causa. A cerimônia atende a resolução nº 13/2023 do Conselho Universitário (CONSUNI), que aprovou, por unanimidade, a concessão do título ao frei alemão.

Dentre outras atividades em alusão a data festiva, no findar da tarde de quarta-feira, 13 de dezembro, Frei Hans presidiu a Santa Missa no Santuário São Francisco de Assis acompanhado de Pe. Ítalo Arcanjo, vice presidente da fazenda; Frei Sérgio Viana, reitor do santuário e Pe. Uli Endres, ex diretor espiritual da fazenda. No mesmo dia houve ainda o jantar beneficente com a participação da cantora Suely Façanha.

Na quinta-feira, 14 de dezembro, a comitiva participou de uma coletiva de imprensa no auditório Dom Walfrido. Sendo eles: Frei Hans e Nelson Giovanelli, fundadores; Francirene  Tomaz, presidente da fazenda em Sobral; Pe. Ítalo Arcanjo, vice-presidente e Monsenhor Agnaldo Temóteo, vigário geral.

Missa em Ação de Graças

No fim da tarde, Dom Vasconcelos presidiu a Missa em Ação de Graças no Santuário São Bento acompanhado de Pe. Ítalo Arcanjo, Frei Hans e Pe. Deckson, diretor espiritual da casa.

O evangelho do dia trás uma importante exortação: Não temas, pois Deus é misericórdia e piedade! A luz do evangelho, Dom Vasconcelos ressaltou que todos os profetas anunciaram a profecia, mas João Batista veio para preparar os caminhos para a chegada de Jesus, foi o último dos profetas e nele se cumpriu a promessa, pois, João Batista batizava com água, porém, Jesus com o espírito. “É necessário renascer com a água e pelo poder do Espírito Santo. Não nos lembramos do nosso batismo, neste momento já não sou eu que vivo, mas Cristo que vive em mim. A palavra de Deus transforma tudo, é como um trator que derruba as montanhas”, disse.

  

Após a homilia, houve o sacramento da confirmação do batismo, na qual seis acolhidos receberam o óleo do crisma. No fim da celebração, a presidência da unidade terapêutica agradeceu a disponibilidade dos fundadores em participar das comemorações propostas e a Dom Vasconcelos pelo apoio em dar continuidade a esta grande obra. Frei Hans ressaltou que a fazenda da esperança começou não por uma ideia, mas por uma vida. Nasceu nas obras, tudo fruto da palavra, assim como aqui. E exortou os acolhidos: “Tudo passa, menos a palavra. Vivam a palavra a cada dia, façam esse plano para a vida de vocês e não desistam”, disse.

 

Thais Helena
Redação Jornal Correio da Semana

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *