Sábado, Março 2
Shadow

Dom Vasconcelos preside Vigília do Natal do Senhor na Catedral

A igreja no mundo todo celebrou na noite deste domingo, 24 de dezembro, a solene celebração eucarística da Vigília do Natal do Senhor. Em Sobral, na Catedral de Nossa Senhora da Conceição, a solenidade aconteceu às 20h e foi presidida por Dom Vasconcelos, bispo diocesano de Sobral.

De acordo com os escritos da Basílica de Nazaré, neste dia somos convidados a celebrar o nascimento do Salvador. A Igreja celebra com a solenidade do Natal a manifestação do Verbo de Deus aos homens. Sendo assim, tudo neste dia só tem sentido se apontar para o grande aniversariante: o Menino Deus! Contudo, presépios, árvores, enfeites, banquetes e os presentes natalícios representam os presentes que os Reis Magos levaram até Jesus, mas não são estes símbolos a essência do Natal. O real significado do Natal refere-se a festejar a chegada do Salvador. A encarnação de Cristo marca a participação direta dos homens na vida divina. A restauração do homem mediante o nascimento espiritual de Jesus nas almas é o tema sugerido pela devoção e piedade cristã que, além das comoventes tradições natalinas florescidas às margens da liturgia, convidam a meditar anualmente sobre o mistério da nossa salvação em Cristo Senhor.

A celebração foi precedida com o canto das ‘Kalendas’ que anuncia o natal e advento do Senhor. Concelebraram os padres: Pe. Berg, pároco da Paróquia da Sé e Cura da Catedral; e Pe. Livandro Monteiro, da comunidade Shalom. Dom Vasconcelos falou em sua homilia sobre os ensinamentos que Jesus trouxe ao mundo a partir da sua encarnação. “Deus sendo todo poderoso quis assumir a nossa condição humana. Para Deus não existe tempo, ele transcende o tempo, porém ele quis se encarnar na história da humanidade. Jesus veio para inaugurar o reino do amor, da fraternidade, misericórdia e partilha. Ele nos ensinou muitas coisas e transmitiu valores que jamais tínhamos sentido, principalmente, amar uns aos outros como ele nos amou. Celebrar o natal é celebrar Deus que age na vida das pessoas”, disse.

Ao som de noite feliz, o bispo diocesano juntamente com a equipe celebrativa, conduziu a imagem do menino Jesus ao presépio centenário que está exposto na capela do Bom Jesus dos Passos, na lateral direita. Findando a celebração, Dom Vasconcelos cumprimentou os fiéis acompanhado de Pe. Berg no adro da Catedral desejando-lhes um feliz e santo natal.

 

Thais Helena
Redação Jornal Correio da Semana

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.