Quinta-feira, Maio 30
Shadow

Em Aracatiaçu, Padre Antônio José é empossado como novo administrador paroquial

A Paróquia de Santo Antônio celebrou nesta terça-feira, 07 de fevereiro, a posse de seu novo administrador paroquial, Pe. Antônio José Viana Monte, que estará à frente dos trabalhos pastorais em comunhão com a comunidade local.

A celebração da Santa Missa aconteceu na igreja matriz, foi presidida por Dom Vasconcelos, e concelebrada por Pe. Agnaldo Temóteo, vigário geral; Pe. Bosco Linhares, pároco da Paróquia de Reriutaba; Pe. Berg, pároco da Paróquia de Taperuaba e Pe. José Maurílio que até então exercia a função de administrador nesta referida paróquia. Os familiares, parentes e ex paroquianos de Pe. Antônio José estiveram presentes na celebração.

Em sua meditação, Dom Vasconcelos chamou a atenção da assembleia para a importância de saber ouvir Deus. “Deus não é uma fábula, não podemos agir como se ele não existisse, devemos pensar se o que fazemos é ou não vontade dele. O mandamento de Deus é o mandamento do amor, pois não basta ler, é preciso crer em Deus e no reino dele, pautar a vida no reino dele. Que Padre Antônio José viva com fidelidade o evangelho e a comunidade paroquial o ajude”, disse o bispo. Logo após a homilia, deu-se continuidade ao rito de posse, na qual o sacerdote fez seu juramento de fidelidade, sendo interrogado publicamente para manifestar sua disposição de cooperar com o bispo, trabalhando em comunhão com ele e cuidando com zelo da paróquia que lhe foi entregue. Também recebeu as chaves da igreja e sacrário, instrumentos para a realização dos batismos e estola roxa.

Em meio as homenagens proferidas ao Padre Antônio, a nova comunidade paroquial também homenageou Pe. Maurílio prestando-lhes os sinceros agradecimentos por todos os feitos durante este período de pastoreio. Padre Bosco acolheu o sacerdote em nome do clero e disse estar feliz por compartilhar dessa alegria com o seu colega de seminário. “O meu coração pulsa de gratidão por Padre Antônio, a quem hoje Dom Vasconcelos confia e entrega esta paróquia. O padre não se ordena para si, mas para a igreja e onde Deus chama, ele precisa ir. Também agradeço ao nosso bispo pelo zelo em que presta a toda a nossa diocese”, disse o sacerdote.

Por fim, Padre Antônio fez o uso da palavra e agradeceu a todos pelo carinho e relembrou uma pessoa bastante especial. “Convivi por dois anos com o Monsenhor Gonçalo quando ele foi pároco na Catedral da Sé, ele lembrava com amor da Paróquia de Aracatiaçu onde também já foi pároco. Estive aqui no dia 13 de janeiro e me senti muito acolhido, desejo que possamos caminhar juntos. Agradeço a presença de todos, também a comunidade de Salgado dos Machados pertencente a Paróquia Nossa Senhora de Fátima em Sobral, sobretudo da Paróquia de Groaíras, onde também aprendi o que significa ser povo de Deus junto com eles”, disse ele.

Dom Vasconcelos abençoou  a todos os presentes e os que acompanhavam a transmissão ao vivo de suas casas e assim teve início o serviço do novo administrador e da nova comunidade da Paróquia de Santo Antônio.

 

Thais Helena
Redação Jornal Correio da Semana

Fotos – Marcildo Brito
Redação Jornal Correio da Semana

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *