Segunda-feira, Maio 27
Shadow

Diocese de Sobral realiza investidura de Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão da Região Sede

Na noite desta quinta-feira, 29/06, foi realizado na SÉ Catedral de Nossa Senhora da Conceição a Santa Missa com o rito de investidura de mais de cem novos Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão.

O Ministro da Eucaristia é um leigo que atua no auxílio de atividades das comunidades, especialmente durante a Comunhão Eucarística. Para ser um Ministro Extraordinário da Sagrada Comunhão é preciso cultivar uma boa espiritualidade. Estar assim, em oração diante do Santíssimo Sacramento constantemente. É preciso crer que Jesus realmente se encontra na hóstia consagrada.

A celebração foi presidida por Dom Vasconcelos, bispo diocesano de Sobral e concelebrada pelos respectivos padres: Pe. Lucas Moreira, administrador paroquial da Paróquia de São José; Pe. João Paulo, pároco da Paróquia da Sé e cura da Catedral; Pe. Francisco de Assis, administrador paroquial da Área Pastoral de Nossa Senhora da Saúde em Jordão; Pe. Airton Liberato, pároco da Paróquia de Santa Luzia; Pe. Ítalo Arcanjo, vigário paroquial da Paróquia da Sé e responsável pela Área Missionária Jesus Misericordioso; Frei Sérgio Viana, reitor do Santuário São Francisco de Assis; Pe. Gerson Luiz, pároco da Paróquia de São Francisco em Forquilha e o diácono permanente, Edmar Filho. Os candidatos preparam-se durante meses com formações e catequeses ministradas por Pe. Livandro Monteiro, da comunidade Shalom.

“Deus quis estar no meio de nós, mas não satisfeito ele quis estar dentro de nós e assim nos deu a sagrada eucaristia. Quão grande é Deus, não podemos sequer imaginá-lo, mas podemos vê-lo em Jesus Cristo que é a imagem visível do Deus invisível, e ele agora se faz pão de maneira tão humilde. Sendo homem Jesus se fez pão para nossa salvação, para nos alimentar, para que possamos a ele adorar presente na hóstia consagrada em corpo, alma e divindade”, disse Dom Vasconcelos durante a homilia, que exortou ainda os candidatos sobre a nova missão deles como ministros da sagrada comunhão. “A igreja diocesana de Sobral hoje fica muito contente porque esse numeroso grupo de irmãos e irmãs, depois de uma longa caminhada, apresentam-se e se colocam a serviço para serem adoradores de Jesus Sacramentado. Você uma vez instituído ministro recebe da igreja esse mandato, essa graça de transportar Jesus. Sob a face da terra não existe nada mais precioso do que a hóstia consagrada e o santíssimo sacramento do altar, por isso cada ministro precisa ser em primeiro lugar adorador de Jesus, rezar diante dele, crer na presença viva e real de Jesus, ter o coração grande e cheio de amor”, enfatizou.

Os candidatos apresentados foram das seguintes paróquias: Nossa Senhora da Conceição (53), Nossa Senhora do Carmo (05), Nossa Senhora de Fátima (16), Santa Luzia (05), São José (20), Sagrado Coração de Jesus (24), São Francisco de Assis de Forquilha (14) e Área Pastoral de Nossa Senhora da Saúde de Jordão (14). Todos foram apresentados diante do bispo diocesano e da assembleia, em seguida foram exortados sobre a execução das tarefas como ministro na igreja e comunidade que a exemplo de Cristo com humildade e compromisso irão levar a eucaristia e palavra de Deus a muitos lares e famílias.

Dando continuidade ao rito, houve a benção das vestes litúrgicas e em seguida todos foram revestidos por seus padrinhos e madrinhas. Portanto, o sim de cada novo ministro da sagrada comunhão, é antes de tudo, um sim dado a Deus e sinal de comprometimento e disponibilidade para auxiliar nos serviços.

 

Thais Helena
Redação Jornal Correio da Semana

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *