Quinta-feira, Maio 30
Shadow

Catunda: Paróquia celebra 15 anos de criação e posse de seu novo administrador paroquial

A Paróquia de Santa Maria Madalena em Catunda celebrou nesta sexta-feira, 10/02, durante Santa Missa Solene presidida por Dom Vasconcelos, a posse canônica de Pe. Josivan de Carvalho Cruz, que a partir de então estará à frente dos serviços pastorais desta comunidade e 15 anos de criação.

O sacerdote que agora irá administrar a paróquia de Catunda é natural de Fortaleza e foi ordenado presbítero na Diocese de Crateús por Dom Ailton Menegussi no dia 06 de maio de 2017. Desde 2021, Pe. Josivan Cruz está na Diocese de Sobral para uma nova experiência, ele exercia a função de vigário paroquial na Paróquia de Santa Quitéria colaborando com as atividades pastorais ao lado do atual pároco, Pe. Fábio Nascimento.

Em comunhão com toda a igreja diocesana, Dom Vasconcelos iniciou a celebração mencionando a data festiva pelo aniversário da paróquia na qual todo o povo Catundense reunido. Também acolheu a Sra. Prefeita, Ravenna Fernandes Lima; paroquianos, caravanas de outras paróquias e sacerdotes que estiveram concelebrando. A liturgia teve início com a leitura da provisão canônica por Pe. João Vasconcelos, vigário episcopal da Região Araras.

As leituras do dia relembraram um acontecimento ocorrido no início da humanidade, onde Eva, a mãe de todos os viventes juntamente com Adão comeram do fruto proibido e desde então o pecado se faz presente no mundo. “O maior pecado dos tempos atuais é a perca da noção do pecado. O pecado existe e nos afasta de Deus, corrói a nossa alma, compromete a nossa salvação. Não foi por qualquer desobediência que veio o pecado original, mas por querer tornar-se igual a Deus e por causa dessa desobediência a morte entrou no mundo, pois quem não ouve é incapaz de falar, e tudo isso é muito significativo. Muitas vezes nós filtramos a palavra de Deus, porém, escutamos somente aquilo que queremos ouvir. A Palavra de Deus tem como objetivo nos preencher por dentro, não foi feita para nos escravizar, mas para nos libertar. A palavra de Deus é o próprio Deus!”, disse Dom Vasconcelos em sua homilia.

Padre Josivan renovou as suas promessas sacerdotais diante do bispo e o rito de posse deu continuidade com a entrega dos símbolos. Por fim, além das homenagens recebidas e acolhidas da nova comunidade, o agora novo administrador, Pe. Josivan agradeceu e disse está muito satisfeito com o que tem vivenciado nos primeiros dias de sua nova casa. “Cada padre que por aqui passou durante esses 15 anos deixou uma história escrita em um livro, e eu quero poder contribuir bastante com esse livro e para isto conto com a ajuda de vocês. Obrigado por tudo e por todo carinho”, manifestou.

Todos os presentes participaram ainda de um convívio fraterno proporcionado pela paróquia em comemoração ao dia duplamente festivo.

 

Thais Helena
Redação Jornal Correio da Semana

Fotos – Marcildo Brito
Redação Jornal Correio da Semana

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *