Sábado, Maio 4

Arquidiocese do Rio de Janeiro realiza 32ª Edição do Curso Anual dos Bispos do Brasil

Teve início nesta segunda-feira, 23, no Centro de Estudos do Sumaré, no Rio de Janeiro, a 32ª Edição do Curso Anual dos Bispos do Brasil, com o tema “Novas comunidades e a evangelização hoje”. O encontro conta com quase 100 bispos inscritos.

Este curso vem sendo realizado desde 1992 e neste ano conta com a presença do cardeal Kevin Farrell, prefeito do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida e do Pe. Luís Navarro, reitor da Pontíficia Universitá della Santa Croce, em Roma.

O anfitrião, cardeal Orani João Tempesta, relembrou que este é o primeiro encontro presencial após a pandemia do Covid-19. No que se refere a temática do encontro, para dom Orani, nos dias de hoje, tem crescido muito o número de novas comunidades e é preciso dar atenção a elas e orientá-las para que sigam as instruções da Igreja, prescritas pelo código de Direito Canônico e demais orientações da Igreja. O cardeal aproveitou também o momento para lembrar que além do curso, este é um momento importante de convivência fraterna entre eles. Outro tema que será refletido no encontro é o Sínodo dos Bispos, que terminará no próximo ano. De acordo com dom Orani, a palavra ‘sínodo’ significa caminhar junto, ou seja, os fiéis caminham junto com a Igreja e, também, opinam sobre como a Igreja pode se sentir mais próxima dos fiéis.

O cardeal reforça que uma das formas de afeto, comunhão e colegialidade é rezar pela Igreja. “Nossa oração, na semana de 23 a 27 de janeiro, será para todos os bispos e convidados que estarão no Centro de Estudos do Sumaré, reunidos para o Curso dos Bispos. Vamos acompanhar, pelas mídias da arquidiocese, os momentos comunitários deste curso, rezando pelos bispos presentes!  Acompanhemos com as nossas orações o Curso dos Bispos em nossa arquidiocese, e que seja um tempo de estudo e de graça e o Espírito Santo renove o coração de cada um de nós”, exorta.

A programação conta com a liturgia das horas, santa missa, conferências, diálogos e convívios fraternos. O bispo diocesano de Sobral e presidente do Regional NE1, Dom José Luiz Gomes de Vasconcelos, está participando efetivamente do curso dos bispos. O curso seguirá irá até o dia 27 de janeiro e pode ser acompanhado por diversas mídias católicas.

Thais Helena – Redação Jornal Correio da Semana com contribuições da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro e CNBB Nacional
Fotos – Arquidiocese do Rio de Janeiro