Domingo, Maio 26
Shadow

Aniversário de Sobral/CE

Mensagem do Bispo Diocesano por ocasião do aniversário de Sobral

Nascida às margens do Rio Acaraú, “entre sobreiros verdejantes”, a cidade de Sobral comemora nesta terça-feira, dia 05 de julho, os seus 249 anos de emancipação. Este marco histórico nos dá a oportunidade tanto para fazermos memória de todos os homens1 e mulheres que cooperaram com seus esforços e trabalho para a formação desta urbe, a “Linda princesa cá do Norte do Ceará”, quanto para refletirmos, como comunidade cristã, sobre a importância da evangelização e a presença da Igreja nesta terra de Nossa Senhora da Conceição, padroeira da cidade e da Diocese de Sobral.

A evangelização da cidade
“Nesta cidade há um povo numeroso que me pertence”. (At 18,9-18)

A história dessa cidade, desde o início do seu povoamento até os dias atuais, está profundamente marcada pela fé cristã. “A construção da Matriz na fazenda Caiçara e a presença assídua do Cura contribuíram para o desenvolvimento do povoado, para onde vinham de toda a circunvizinhança novos habitantes”.

Tendo nascido às margens do Rio Acaraú, cresceu à sombra da Cruz, iluminada pela fé cristã, graças ao zelo pastoral de seus bispos, padres, frades, religiosas e uma imensa multidão de fiéis convictos da sua fé e conscientes da sua missão.

As atuais Diretrizes da ação evangelizadora da Igreja no Brasil requerem uma particular atenção para com a cidade, lugar onde a cada dia surgem novos costumes e modelos de vida, novas formas de cultura e comunicação que influenciam diretamente o modus vivendi da população.

As transformações recentes por que têm passado as grandes cidades não são apenas de natureza urbana e econômica, são também de cunho antropológico. Elas se tornaram um “novo espaço antropológico”, com um novo rosto e novas formas de cidadania. Por isso, a cidade é o cenário privilegiado para o anúncio do Evangelho. Motivada pelas novas Diretrizes, a Igreja quer lançar um olhar novo sobre a cidade: o olhar dos discípulos e missionários de Jesus Cristo, que não se deixam ficar paralisados diante das dificuldades e desafios do ambiente urbano, mas tomam consciência de que Deus também habita a cidade e quer o bem de todos os seus filhos.

A presença da Igreja de Sobral

Historicamente, a Diocese de Sobral tem se ocupado e contribuído enormemente com a evangelização e a promoção do bem-estar do povo desta terra. Nesse sentido, salta aos olhos a longa folha de serviços prestados à esta comunidade e toda a zona norte do Estado do Ceará, tanto no âmbito religioso, que é próprio da sua natureza, quanto no campo da educação, da cultura, da saúde e da assistência social, funções estas que excedem a sua competência, mas que foram por ela abraçadas com muita garra, amor ao povo de Deus e zelo pastoral. O modo como a Diocese exerce a sua missão religiosa e a coragem com que abraça ainda estes outros desafios demonstram claramente o seu desejo sincero de estar a serviço desta porção do povo de Deus. Certamente, com as suas ações, a Igreja de Sobral muito contribuiu para que esta cidade se tornasse um centro de excelência educativa, profissional, cultural e um polo de saúde para toda a região. Por tudo isso, damos continuamente graças a Deus!

Aniversário da cidade de Sobral

Ao celebramos o 249º aniversário da cidade de Sobral, queremos rezar de um modo bem especial por esta cidade e por esta porção do povo de Deus. Por isso, gostaríamos de convidar todas as famílias sobralenses e todo o povo que aqui habita ou trabalha, bem como todas as paróquias, santuários, capelas, comunidades, movimentos e pastorais para elevarmos ao Senhor, neste dia 05, esta oração:

Oração pela cidade de Sobral

Senhor Jesus, que um dia rezastes por Jerusalém, ensinai-nos, também, a rezar pela cidade de Sobral, para que se torne a cidade que Deus sonha para seu povo; Senhor Jesus, Vos pedimos que, ao caminharmos por Sobral, entre suas ruas, praças, igrejas, escolas, universidades, hospitais, cemitérios, indústrias, comércios e lares, sejamos capazes de reconhecer-Vos em cada pessoa que encontrarmos e saibamos ser bons cidadãos, respeitando a história desta cidade, cultivando os seus valores, defendendo a harmonia dos lares, lutando contra a violência das drogas e da insegurança, e defendendo os direitos humanos em sua amplitude;
Senhor Jesus, que ensinastes a São Francisco de Assis a rezar contemplando a obra de Deus Pai na própria natureza, fazei que nós também contemplemos a Sua obra nas águas do Rio Acaraú, no olho d’agua do Pajé, no açude Jaibaras, na serra da Meruoca, nos parques espalhados pela cidade, mas, sobretudo, no sorriso das crianças e dos jovens, no amor sagrado das famílias, nos conselhos sábios dos anciãos, onde verdadeiramente se constrói a grandeza do caráter de cada cidadão sobralense;
Senhor Jesus, ajudai-nos a sonhar novos sonhos e a lutar para sua realização, pedindo um futuro feliz para nossa cidade de Sobral. Assim, Vos rogamos por:

1. Uma cidade justa, fraterna e solidária, onde a justiça e a paz se abraçarão.
2. Uma cidade solidária, onde cada cidadão se pergunte o que pode fazer por Sobral, sem esperar somente o que a cidade pode fazer por ele;
3. Uma cidade feliz, onde Jesus seja o Caminho, a Verdade e a Vida, tornando-o a Felicidade que todos procuramos. 4. Uma cidade humana, onde aqueles que exercem o poder respeitem a dignidade da pessoa humana como verdadeiros filhos de Deus.
5. Uma cidade justa, onde as lideranças políticas, sociais, econômicas e religiosas se unam em torno do bem maior, dos cidadãos mais necessitados, como o supremo bem.
6. Uma cidade fraterna, onde não faltem trabalho, educação, saúde, terra, moradia e o pão de cada dia para todos e cada um.
7. Uma cidade ecológica, preocupada efetivamente com a terra, a água, as plantas, mas, sobretudo com a ecologia humana, respeitando o bem-estar de cada cidadão, seu maior tesouro.
8. Uma cidade comunicativa, onde os meios de comunicação, a imprensa escrita, falada e televisionada, assumam seu compromisso essencial com a Ética, a Moral e a Política do Bem Comum.
9. Uma cidade esperançosa, onde o pequeno e o pobre e todas as minorias, possam acreditar na política do bem comum, na promoção humana e nas transformações sociais.
10. Uma cidade pacífica, onde residam a Verdade, a Justiça, o Amor e a Fé.
11. E, neste tempo particular que estamos vivendo, marcado pela dor da perda de tantas vidas, vítimas da pandemia do novo coronavírus, Vos pedimos: passai por nossas ruas e praças, anunciando o Evangelho do Reino, e visitai cada uma das nossas casas e cada um dos nossos hospitais curando todo tipo de doença e enfermidade do Vosso povo, como fizeste no início da pregação do Evangelho.
12. Por fim, Senhor Jesus, rezamos, também pelos poderes públicos e pelas autoridades constituídas de nossa cidade, para que sejam assistidos e acompanhados pela vossa graça na administração da cidade de Sobral, cultivando e promovendo a paz, a justiça e o bem comum (1Tm 2,1-2).

Gostaria de concluir esta mensagem dirigindo ao querido povo sobralense uma exortação bíblica sempre muito atual e oportuna: “crê em Deus, e Ele cuidará de ti; endireita os teus caminhos e espera n’Ele. Conserva o seu temor, e n’Ele envelhecerás!” (Eclo 2,6), e invocando sobre a cidade de Sobral e cada um dos seus filhos, as preces do Salmo 121: “Vivam em paz os que te amam… haja paz em teus muros… segurança em tuas casas… e te desejo a felicidade” (Sl 121).

Sobral, que a paz de Deus esteja sempre contigo. Amém!

Sobral-CE, 04 de julho de 2022

Dom José Luiz Gomes de Vasconcelos
Bispo Diocesano

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *