Domingo, Setembro 19
Shadow

11 de Agosto – Santa Clara de Assis

Hoje dia 11 de agosto temos a alegria de celebrar Santa Clara de Assis, que em 14 de fevereiro de 1958, foi proclamada pelo Papa Pio XII padroeira da TELEVISÃO. Clara de Assis é fundadora do ramo feminino franciscano. Nasceu no ano de 1194 em Assis, Itália. Era uma jovem religiosa e recolhida. Aos dezoito anos fugiu com uma amiga Felipa de Guelfuccio para encontrar São Francisco. O grande Padre Zezinho ao compor a cantiga por irmã Clara em uma das estrofes ele diz: ” Clara, ô Clara eu quero entender por que deste mundo te foste esconder… ” no final da música o nosso querido Padre Zezinho que ama a comunicação, que escreveu vários livros, compôs várias músicas canta: “Clara, ô Clara já posso entender, porque deste mundo tu fostes esconder”. Santa Clara sempre teve muita convicção de que Jesus é o tesouro inesgotável e o seu ponto de partida. por isso dizia as suas monjas: “Nunca perca de vista o seu ponto de partida”, quando temos clareza deste ponto de partida temos a possiblidade de perseverar na nossa caminhada porque nosso ponto de partida e de chegada é o Cristo. Dizia ainda Santa Clara: “O Senhor que deu o bom começo, nos dê a graça do crescimento e da perseverança até o fim”.

Penso que para trilharmos o caminho na perseverança se faz necessário fazermos aquilo que Dom Helder Câmara pensava ao dizer: “É graça divina começar bem. Graça maior persistir na caminhada certa, mas graça das graças é não desistir nunca.” Santa Clara era a mulher eucarística, de uma profunda devoção ao Santíssimo Sacramento. Os sarracenos (muçulmanos) invadiram Assis e tentaram entrar no convento das clarissas. A atitude de santa clara foi pegar o ostensório com o Santíssimo Sacramento e dizer aos invasores: “Cristo é mais forte que todos vocês”. de uma forma inexplicável, todos, tomados de grande medo fugiram sem saquear o convento. É por isso, que Santa Clara é representada com suas vestes marrons segurando o ostensório. Estamos na era da comunicação, das redes sociais e como sempre a Igreja deve investir muito nesses meios. Porque Santa Clara é a padroeira da televisão? Antes da sua morte em 11 de agosto de 1253 ela queria ir a uma missa na Igreja de São Francisco que já havido falecido, sem condições de ir porque estava doente, entrou em oração e conseguiu assistir toda celebração de sua cama em um quarto no convento que eu tive a graça de conhecê-lo. A missa aparecia para Santa clara como que projetada na parede do seu humilde quarto; Aqui mais uma vez devemos descobrir cada vez mais a importância da PASCOM em cada paróquia uma vez que temos também irmãos e irmãs que se encontram impossibilitados de ir a uma missa, mas que esperam a imagem da mesma projetada na telinha ou celular.

O Evangelho de hoje, Mateus 18,15-20, é um convite de Jesus a moderação no uso de certas regras comunitárias. A condenação do irmão só é possível quando ele persevera no mal e recusa, toda correção e perdão. Infelizmente existem irmãos que morrerão na sua ignorância e cegueira espiritual porque não consegue ver a trave que está no seu olho mas consegue ver o cisco que está no olho do outro (Mateus 7,3-5). Também somos muito apegados aquilo que pensamos ou temos como opinião.

Santo Agostinho dizia: “Há pessoas que se apegam à sua opinião não porque seja verdadeira, mas porque é sua.” Diz Jesus hoje no Evangelho: “Se teu irmão pecar, vai corrigi-lo a sós contigo. Se ele te ouvir, ganhaste teu irmão. Nesse diálogo uma coisa é essencial: a humildade para um saber que não é perfeito e que é um ser das possibilidades. Ninguém é incapaz de não mudar alguns aspectos da sua vida. Humildade é a palavra chave para a nossa conversão, mudança de hábitos. Dizia Santa Clara: “No Senhor Jesus Cristo, aconselho e admoesto, que sempre se empenhem em seguir o caminho da santa simplicidade, da humildade”.

Santa Clara e São Pio, roguem por nós ao Senhor.

Parabéns aos nossos pasconeiros da Diocese como um todo!

– Padre Eufrázio da Silva Filho, Diocese de Sobral.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *