Quinta-feira, Maio 30
Shadow

Visita Ad Limina Apostolorum: Bispos do Ceará e Piauí participam de Audiência com Papa Francisco

Desde a última sexta-feira, 06 de maio, os Bispos dos Regionais 1 e 4 e Padres auxiliares estão no Vaticano-Itália, participando da Visita Ad Limina.

No Domingo do Bom Pastor, Dom Vasconcelos, Pe. Magalhães, Secretário do Regional NE 1 e os demais bispos participaram do Ângelus na Praça São Pedro. Os bispos e secretários reuniram-se para a Santa Missa na Paróquia Sacro Cuore onde Dom José Antonio, Arcebispo de Fortaleza presidiu a celebração. Na segunda-feira (09), Dom Jacinto, Arcebispo de Teresina, presidiu a celebração na Basílica de São Pedro, diante do túmulo do príncipe dos apóstolos. Dando continuidade as visitas, estiveram no Dicastério para os leigos, família e vida; visitaram a Congregação para a doutrina da fé onde participaram de uma reunião com o Cardeal Lidaria, prefeito deste Dicastério. Nesta ocasião, coube a Dom Vasconcelos proferir, em nome dos bispos das duas províncias, o discurso de saudação. Em seguida visitaram a Penitenciária Apostólica e finalizaram as atividades do dia com a visita dos Bispos à Sede da Comunidade Opera della Chiesa.

Os compromissos do segundo dia de visita, 10 de maio, iniciaram com a Santa Missa na Basílica de São João de Latrão presidida por Dom Francisco de Assis. Em seguida, houve congregação para os bispos, Pontifício Conselho para a promoção da nova evangelização, Pontifícia Comissão para a tutela do menor, Congregação para o culto divino e disciplina dos sacramentos, e por fim a Congregação para a Educação Católica. Na quarta-feira, 11, Dom Vasconcelos presidiu a Santa Missa na Basílica de Santa Maria Maior e após a celebração fizeram as seguintes visitas: Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica, Congregação para o clero e visita ao Dicastério para a comunicação.

Na quinta-feira, 12 de maio, onde o Pastor Diocesano de Sobral celebra o seu aniversário natalício, houve a tão esperada Audiência Geral com o Santo Padre, o Papa Francisco, onde todos estiveram reunidos neste momento de plena graça, e em momentos descontraídos gravaram vídeos, fizeram fotografias e renderam graças por vivenciar este momento. De acordo com Dom Vasconcelos, o encontro com o Papa foi “surpreendente”. “Nós nos surpreendemos com a visita ao Papa, como fomos acolhidos pelo Santo Padre. Foi uma roda de conversas, foi maravilhoso, nos sentamos literalmente numa roda. O Papa estava em cadeira de rodas, mas nos acolheu muito bem. Depois, pediu que fizéssemos perguntas: ‘Se quiserem criticar o Papa, podem criticar. Se quiserem fazer alguma pergunta, podem fazer. E assim cada bispo apresentou-se”. No final da audiência, Dom Vasconcelos ganhou bolo e espumante, e comemoraram juntos também o aniversário de Dom José Antonio. Também visitaram a Congregação para a causa dos Santos, Secretaria de Estado e Segunda Sessão (Relação com os Estados), e ao final do dia, Santa Missa no Pio Brasileiro com os Regionais Nordeste I e IV. A visita se estenderá até segunda-feira, dia 16, e Dom Vasconcelos continua contando com o apoio e orações dos seus diocesanos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *