Quinta-feira, Março 28

São Sebastião

Cardeal Orani João Tempesta
Arcebispo do Rio de Janeiro (RJ)

Meus irmãos e irmãs, neste abençoado dia 20 de janeiro de 2021, com grande júbilo e alegria celebramos a festa do glorioso Mártir São Sebastião, após termos nos preparado para esse grande dia por meio da trezena, hoje podemos chegar alegres a esse dia, agradecendo a Deus por nos ter dado São Sebastião e agradecer mais ainda, por ter nos dado São Sebastião como nosso santo padroeiro.

Como vínhamos dizendo durante a trezena, esse dia 20 de janeiro não é apenas um feriado “comum”, mas é um dia de irmos a missa ou devido a pandemia da Covid-19, acompanhar a missa pela televisão, rádio ou internet. É Dia de agradecer a intercessão de São Sebastião por todo o povo carioca e por todo o Brasil.

Temos uma graça muito especial para agradecer ao nosso padroeiro, o que conseguimos durante a realização da trezena, que foi a autorização por parte da Anvisa para aplicar as doses da vacina contra o corona vírus aqui no Brasil. Na segunda-feira, dia 18 de janeiro, começou a aplicação da vacina aqui no Rio de Janeiro justamente diante da imagem do Cristo Redentor.

Peçamos a São Sebastião que muitas outras graças venham sobre o Brasil e sobre o povo carioca durante esse ano de 2021. Que ele nos encha de esperança e de fé em dias melhores e que possamos continuar a nossa caminhada aqui na terra, na esperança da vida eterna. Que muitas outras graças sejam atendidas, muitas pessoas retomem o ânimo e que possamos ter um ano melhor do que o ano passado.

Que São Sebastião nos ajude a ser zelosos discípulos missionários do Senhor, assumindo a nossa missão que recebemos no nosso batismo e possamos a seu exemplo encorajar todos aqueles que se encontram sem ânimo para viver. O nosso santo encorajava os perseguidos, encarcerados e estava sempre ao lado dos mais humildes, falando sempre do amor de Cristo e da esperança consoladora que brota da vivência do Evangelho da vida. Que possamos também nós seguir o seu exemplo e sermos fiéis na missão que Cristo nos chamou.

Que nesse dia São Sebastião interceda por todos os militares, por toda a corporação dos bombeiros, na qual ele é padroeiro. Que os militares continuem o seu trabalho exemplar de defender a Nação e, a Polícia Militar do Estado, o Rio de Janeiro. Que São Sebastião seja o nosso advogado contra as epidemias, a fome e a guerra e que rogue por nós sem cessar. Peçamos a São Sebastião que livre nossa cidade da “guerra diária”, sem fim, da violência, do tráfico e que todas as crianças e jovens tenham “acesso” a uma educação digna e de qualidade.

Que todas as famílias tenham o alimento cotidiano em suas mesas e para ninguém falte o pão de cada dia. Que o glorioso batalhador da fé nos socorra em nossas fraquezas e necessidades urgentes. E que a cada dia possamos erguer a cabeça e acreditar que o futuro será melhor. Façamos hoje a nossa parte, para garantir um futuro digno para nossos filhos e netos.

A festa de São Sebastião é celebrada logo no início do ano para justamente pedirmos a ele as graças necessárias para o ano que está iniciando. Que ele abençoe o prefeito da cidade do Rio de Janeiro que acabou de tomar posse dias atrás, que se lembre sempre que o povo o elegeu e que São Sebastião interceda por ele, para que faça um bom governo e um governo para todos os cidadãos.

Renovemos a nossa esperança e acreditemos que receberemos muitos frutos de Deus durante esse ano de 2021. Já começamos o ano bem com o início da aplicação das vacinas contra o corona vírus e que muitas outras bençãos possam vir durante esse ano.

São Sebastião foi mártir, ou seja, deu sua vida por Cristo, por defender aquilo que ele acreditava, que por inspiração desse grande Santo nosso Padroeiro, possamos entusiasmados e com coragem defender e propagar a nossa fé.

São Sebastião viveu num período muito difícil, (256 d.C.) em que as pessoas se preocupavam em mais possuir bens materiais, ou seja, somente em acumular riquezas. Um período em que as pessoas guerreavam para conseguir o que queriam e como objetivo principal ter mais posses do que seus adversários. Que façamos de maneira diferente e possamos ter mais Deus em nosso coração, do que acumular bens materiais.

A morte de São Sebastião foi de maneira cruel, depois que o Imperador Diocleciano soube que ele havia resistido as flechadas, na qual ele tinha mandado acertar em São Sebastião, revoltado, o imperador mandou matá-lo açoitado e depois jogá-lo num poço. Após a sua morte ele apareceu a uma cristã devota chamada Lucina para que ele fosse enterrado dignamente junto à catacumba dos apóstolos. E foi construída uma basílica em sua homenagem.

O culto a São Sebastião é comemorado na Igreja desde o século IV e atingiu o seu auge nos séculos XIV e XV, e desde então todo dia 20 de janeiro celebramos a sua festa litúrgica. Por isso, convido a todos que puderem participar das missas em suas paróquias em honra a São Sebastião, ou devido a pandemia esse ano, acompanhar pela internet, televisão e rádio. Haverá missa e carreata chegando na Catedral Metropolitana em honra a São Sebastião, vindo de Santa Cruz e percorrendo as ruas da cidade, pedindo a benção dele para toda a nossa cidade.

Vale sempre a pena lembrar que o dia 20 de janeiro não é simplesmente um feriado qualquer, mas dia de irmos à celebração eucarística, pedir a intercessão de nosso padroeiro, para que esse ano seja conduzido segundo a sua graça.

Façamos a oração de São Sebastião pedindo a intercessão dele por todos nós.

Oração a São Sebastião

São Sebastião glorioso mártir de Jesus Cristo e poderoso advogado contra a peste, defendei a mim, minha família e todo o país do terrível flagelo da peste e de todos os males para que servindo a Jesus Cristo alcancemos a graça de participar de vossa Glória no céu. Amém.

São Sebastião, rogai por nós!