Segunda-feira, Maio 27
Shadow

Região Episcopal Sede: Catequistas participam de Assembleia

   

Os catequistas das diversas paróquias que compõem a Região Episcopal Sede participaram no último sábado, 20 de abril, da Assembleia Regional dos Catequistas no auditório do Centro Universitário INTA – UNINTA em Sobral, sediado pela Paróquia do Sagrado Coração de Jesus. O tema meditado foi: “Catequistas, venham só vocês, a um lugar deserto, e descansem um pouco”. (Mc 6, 36)

A Etimologia de catequese nos reporta à Instrução, pois a palavra vem do grego, que significa fazer soar nos ouvidos, ensinar pela palavra que se escuta. Assim era no início das comunidades cristãs: a pregação oral. O método relembra as escolas rabínicas, onde os catequizandos aprendiam pela memorização do que ouviam na exposição oral dos mestres. Repetiam-se as palavras, até mesmo frase por frase, expressão por expressão. A tradição oral e o testemunho fazem parte de nossa maneira de “passar a fé”. Isso sempre virá antes dos atuais métodos, tanto em forma de livros como com os modernos meios digitais.

O catequista possibilita aos cristãos um melhor relacionamento com Deus, e inspirados por essa vocação, cerca de duzentos catequistas lotaram o auditório do UNINTA para participar deste encontro. O sacerdote paulino, Pe. Deivid Tavares, ministrou uma formação sobre “Catequese e Liturgia: Duas apreensões de um mesmo mistério”. O vigário da Região Episcopal Sede, Mosenhor Agnaldo Temóteo, acolheu os participantes e os agradeceu pela bela missão desempenhada nas paróquias. A assembleia possibilitou aos participantes participarem de variadas oficinas durante o dia: Batismo, Pré-Catequese e Perseverança, Eucaristia, Crisma, Catequese com adultos e Catequese de noivos. Divididos em turmas, os participantes lotaram as salas para participar das oficinas.

O Pe. Marcos Uchôa, coordenador diocesano e regional do Pilar da Palavra, participou do encontro integralmente e para ele a participação dos catequistas foi de suma importância para o êxito da assembleia. “Foi uma participação excelente dos catequistas de nossa região. Agradeço a presença dos padres: Deivid Tavares, Assis Neto e Monsenhor Agnaldo Temóteo. A todos os catequistas da coordenação diocesana que nos ajudaram na realização desse encontro, e a Paróquia do Sagrado Coração de Jesus por sediar a assembleia na região com a ajuda das demais paróquias”, disse.

 

A próxima assembleia regional de catequistas será na Região Episcopal Araras, sediada pela Paróquia de Nossa Senhora do Rosário em Groaíras.

 

Thais Helena
Jornalista

Fotos/Reprodução: Marcildo Brito – Jornal Correio da Semana

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *