Quarta-feira, Abril 17
Shadow

Rádio Educadora FM 107,5 celebra 63 anos de criação

Para celebrar o 63º aniversário da Rádio Educadora FM 107,5 houve uma programação especial no pátio da Cúria Diocesana na manhã da última terça-feira, dia 21 de junho, com o Show do Ivan Frota, homenagens, momento musical e animação com Rosinha do Acordeon.

Como a segunda emissora criada em Sobral, a Rádio Educadora do Nordeste – ZYH 593 / 950 kHz – nasceu do idealismo e dos esforços do Monsenhor Sabino Guimarães Loyola, que teve como primeiros colaboradores os amigos José Patriarca de Lima e do Monsenhor José Aloísio Pinto. O sonho do sacerdote era criar uma emissora mais voltada para os interesses da Educação e da Igreja Católica. Com esse objetivo, por muito tempo levou a educação pelas ondas hertzianas a muitos locais da região norte do Ceará, através de programas genuinamente educativos e até avançados para aquela época.
A emissora foi ao ar, em caráter experimental, a 20 de maio de 1959. Sua fundação oficial data de 21 de junho de 1959, e teve como primeiro locutor Francisco Marques dos Santos (Marcos da Cruz). Depois de anos sob o comando do Mons. Sabino Loyola, a emissora foi adquirida pela Diocese de Sobral. Durante décadas funcionou em vários locais, todos na Avenida Dom José. Inicialmente, no histórico sobrado de Domingos José Pinto Braga, que fica na esquina da Av. Dom José com Rua Domingos Olímpio, onde funcionou a Academia Sobralense de Estudos e Letras. Também esteve (provisoriamente) instalada no prédio do Museu Diocesano Dom José. No período mais longo, funcionou em frente ao Colégio Sant´Ana. Atualmente, está na Cúria Diocesana, na Praça Quirino Rodrigues.

A programação festiva apresentada pelo radialista Ivan Frota iniciou às 8h com café da manhã e apresentação musical de Rosinha do Acordeon. Além de Pe. Lucas Moreira, diretor da Rádio Educadora, diversos comunicadores também marcaram presença, entre eles: André Luis, Chagas Lopes, Carlos Torres, Carlito Gomes, Claudiana Rodrigues, Chico Santana, Dr. Chico Prado, Genaldo Azevedo, Joab Aragão, Moésio Loiola, Ozamir de Maria, entre outros. Também sacerdotes pertencentes a Diocese de Sobral estiveram presente: Pe. Agnaldo Temóteo, Vigário Geral; Pe. Assis Neto e Pe. Berg.

Algumas personalidades foram homenageadas: Dom José Luiz Gomes de Vasconcelos, Bispo Diocesano de Sobral; Pe. Lucas Moreira, Diretor da Rádio Educadora; Moésio Loiola recebeu honra ao mérito e Carlos Gomes, ex diretor da rádio.

Texto: Thais Helena – Redação Correio da Semana
Fotos: Marcildo Brito – Correio da Semana

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *