Quinta-feira, Abril 25

Paróquia Nossa Senhora de Fátima inaugura busto em homenagem a Monsenhor Aloysio Pinto

(Por Thais Helena – Portal de Comunicação Diocese de Sobral)

Com uma celebração solene realizada na Paróquia Nossa Senhora de Fátima em Sobral, no dia 09, às 19 horas, neste dia dedicado a Dedicação da Basílica de Latrão, primeira Catedral da Igreja Católica em Roma, Dom José Luiz Gomes de Vasconcelos, Bispo Diocesano da Diocese de Sobral, celebrou a Missa em Ação de Graças por Monsenhor José Aloysio Pinto e houve o descerramento de um busto de bronze em homenagem ao sacerdote.

De acordo com o blog Acaraú pra Recordar, Monsenhor Aloysio nasceu em Sobral a cinco de maio de 1906. São seus genitores Antônio Rodrigues Pinto e Francisca Alice Rodrigues Pinto. Matriculou-se no Seminário de Fortaleza a 13 de março de 1921, iniciando em 1925 os estudos teológicos. Recebeu o presbiterato em Sobral; no dia primeiro de dezembro de 1929 iniciou seu sacerdócio como professor do Seminário Menor de Sobral e Secretário do Bispado. De primeiro de novembro de 1930 a 27 de janeiro de 1931, esteve encarregado da Paróquia de Meruoca, quando o antecessor Padre Manuel Henrique foi nomeado Vigário de Camocim. Em 19 de julho de 1931 assumiu internamente a Paróquia de Acaraú, onde permaneceu até a posse do Padre Sabino de Lima Feijão, ocorrida a 19 de junho de 1932. Com a inauguração do Ginásio Sobralense, realizada a primeiro de fevereiro de 1934 assumiu a direção deste estabelecimento de ensino onde se destacou como educador de raros méritos durante 33 anos de ininterrupta atividade. Deixou a direção do colégio a 17 de dezembro de 1966. Em 1948, fundou a Escola Profissional São José, que funcionou inicialmente anexa ao Colégio Sobralense na Praça Quirino Rodrigues. Posteriormente foi transferida para vasto e moderno prédio por ele construído no Bairro Sinhá Sabóia, inaugurado a 19 de março de 1967. Cedida à Fundação do Bem Estar do Menor, esta Escola Profissional dirigida por seu fundador, tem prestado relevantes serviços à juventude carente de ensino e de afeto de toda região. Foi agraciado pela Santa Sé com o título de Monsenhor, Prelado Doméstico; Diretor de Adoração Contínua do Santíssimo Sacramento e Diretor da Associação das Senhoras da Caridade. Monsenhor Aloysio residiu em sua Escola Profissional totalmente dedicado à educação dos menores abandonados. Faleceu na Santa Casa de Misericórdia em Sobral, no dia nove de maio de 1991. Está sepultado na igreja Matriz da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, em Sobral.

A Paróquia Nossa Senhora de Fátima foi fundada por Monsenhor Aloysio, que ganhou um terreno onde era habitado por mulheres que viviam da prostituição e então construiu neste local, a Igreja. Depois da construção em 1983, a igreja transformou-se em Paróquia e mesmo depois disso, ele construiu em 1990 a Capela São José. E hoje são as duas igrejas mais antigas que pertencem a região da paróquia. Uma importante característica de Monsenhor Aloysio era a preocupação que ele tinha com as crianças que frequentavam a sua escola. Aos domingos ele levava essas crianças para participarem da missa às 8 horas da manhã, colocava-os nos primeiros bancos, educava-os na fé, mas os formavam como cidadãos e como homens.

O Pároco da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, Pe. Aristides, acolheu Dom Vasconcelos e Pe. Gonçalo de Pinho, Vigário Episcopal para as vocações sacerdotais e vida religiosa. Também com muita alegria acolheu os professores, alunos, ex-alunos e funcionários da Escola Monsenhor Aloysio Pinto. A celebração foi transmitida pelas redes sociais da paróquia através da Pastoral de Comunicação.

Na meditação do evangelho do dia, o Bispo Diocesano enfatizou: “Onde existe uma igreja, um templo, um santuário, num raio de dois quilômetros, aqueles que foram lavados e purificados na água do batismo formam um rio de água viva que santifica o mundo. Como é maravilhoso saber que existiram homens que construíram essas igrejas”. E continuou: “Quando essa comunidade paroquial se reúne para homenagear o seu pastor Monsenhor Aloysio Pinto é porque guarda na memória e no coração tudo aquilo que por ele foi ensinado, pregado e porque observa que este rio de água viva também está presente. A Diocese de Sobral se orgulha muito de seus pastores”. Dom Vasconcelos também citou: “Hoje a Diocese de Sobral celebra 20 anos de páscoa eterna de Dom Walfrido Teixeira Vieira que depois de 5 anos de sepultado no cemitério, quando foi ser transladado para a Catedral, que abriram o seu túmulo, verificaram que o seu corpo estava intacto. Foi causa de admiração para aqueles que souberam e continua sendo para aqueles que estão tomando conhecimento”.

Alguns ex-alunos proferiram as preces em ação de graças pela alma de Monsenhor Aloysio, e por todos aqueles que fazem parte de suas obras. No final, o Sr. Ernandes Linhares, ex-aluno, falou em nome do grupo sobre o saudoso professor e sobre a iniciativa da criação do busto. Houve o descerramento do busto por Dom Vasconcelos e foi lida a homenagem que consta na placa. Pe. Gonçalo disse: “Monsenhor Aloysio era um formador de pessoas, e mudou a vida de muita gente. Exerceu magnificamente o seu sacerdócio em nossa Diocese, ajudou muito Dom José e Dom Walfrido. De fato, é uma grande homenagem e muito merecida”.