Terça-feira, Abril 16

LIVE E CELEBRAÇÕES MARCARÃO O ANIVERSÁRIO DE 65 DA CÁRITAS BRASILEIRA, O BRAÇO FORTE DA CARIDADE NA IGREJA NO BRASIL

O dia de hoje, 12 de novembro, marca o aniversário de 65 anos da Cáritas Brasileira, o braço marcadamente social da Igreja no Brasil. O tema “De dom Hélder ao futuro” marcará o mês de celebração organizado pela entidade. A arte ao lado é de autoria do artista Sergio Ricciuto Conte.

A Cáritas Brasileira, fundada em 12 de novembro de 1956, é uma das 170 organizações-membro da Cáritas Internacional. A Cáritas é um organismo da CNBB e possui uma rede com 187 entidades-membro, 12 regionais e 5 articulações.

Sua origem está na ação mobilizadora de dom Helder Camara, primeiro Secretário-Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). As orientações do Concílio Vaticano II marcaram a ação da Cáritas que, desde então, vive sob os valores da pastoralidade transformadora.

O bispo de Roraima (RR), segundo vice-presidente da CNBB e presidente da Cáritas Brasileira, dom Mário Antônio da Silva saúda a data o papel de organização da solidariedade a serviço dos pobres que a organização vem fazendo ao longo de mais de 6 décadass.

“Somos Cáritas, somos Igreja, testemunhando o Evangelho de Jesus Cristo, a serviço do Reino, com os pobres”, disse.

Celebração dos 65 anos

Para marcar a data, será realizada hoje, 12 de novembro, das 16h às 18h (no horário de Brasília), de forma virtual através da plataforma Zoom e nas nossas redes sociais da Cáritas Brasileira, uma live-festa em homenagem aos seus 65 anos. Trata-se do primeiro dos eventos agendados para o mês de aniversário da Cáritas. Dinâmicas e conteúdos feitos pelos inter-regionais, homenagens ao voluntariado e à Rede, além de outras programações farão parte da ocasião especial.

O segundo vice-presidente da CNBB e bispo de Roraima (RR), dom Mário Antônio saúda os 65 da Cáritas Brasileira, da qual é presidente.

Amanhã, 13 de novembro, duas celebrações lembrarão os 65 anos da Cáritas: uma em Bom Jesus da Lapa, na Bahia, transmitida pela TV Aparecida, às 6h45 e a outra na capela Nossa Senhora Aparecida, na sede da CNBB, em Brasília-DF, dentro da programação da Jornada Mundial dos Pobres, a ser presidida pelo bispo auxiliar do Rio de Janeiro e secretário-geral da CNBB, dom Joel Portella Amado. A celebração será transmitida pela Rede Vida e retransmitida pelos canais de inspiração católica.

Saiba mais: www.caritas.org.br