Terça-feira, Abril 23

INSTALAÇÃO DA ACADEMIA MASSAPEENSE DE LETRAS E ARTES – 25.11.21

Por Prof. Luis Lira Correio da Semana – Na noite quinta-feira, 25, no Centro de Convenções Jarbas Aguiar, em Massapê, aconteceu a instalação da Academia Massapeense de Letras e Artes, fundada por iniciativa do Acadêmico Francisco Eudes de Sousa, presidente da Entidade. Presentes, autoridades cíveis e eclesiásticas e a sociedade massapeense. A mesa foi composta pelo presidente eleito, Eudes de Sousa, pelo presidente da Câmara Municipal de Massapê, Francisco Auteri Albuquerque Moura, pelo Bispo Diocesano de Sobral, Dom José Luiz Gomes de Vasconcelos e pela Secretária de Educação, Sandra Maria Mota do Nascimento. No público, o vigário paroquial de Massapê, Pe. Ronaldo Marques, a Madre Antonieta Portela, acompanhada de religiosas da Congregação das Missionárias Reparadoras do Coração de Jesus e o Prof. José Luís Lira, professor da UVA e Diretor do Museu Dom José. Iniciando os trabalhos, foi cantado o Hino Nacional Brasileiro e o Presidente Eudes de Sousa declarou: “Invocando a Proteção Divina, as Bênçãos de Deus, pela intercessão de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Padroeira de Massapê, declaro aberta esta Sessão Solene na qual realizaremos a Instalação, Posse da Diretoria e dos 12 primeiros imortais da Academia Massapeense de Letras e Artes”.

Na sequência anunciou: “Considerando o contributo dado à educação e cultura dado ao povo dessa região pela Diocese de Sobral, tenho a honra de convidar Sua Excelência Reverendíssima o Bispo Diocesano de Sobral, Dom José Luiz Gomes de Vasconcelos, para dar posse à primeira diretoria e conselho desta Academia Massapeense de Letras e Artes”. Usando da palavra, Dom Vasconcelos afirmou: “Muito honrado, pela deferência do Excelentíssimo Senhor Presidente eleito desta Academia, emposso a primeira Diretoria da Academia Massapeense de Letras e Artes, composta por: Acadêmico Francisco Eudes de Sousa – Presidente; Acadêmico Lucas Monteiro Barbosa – Vice-Presidente; Acadêmico Francisco Alves Pereira – 1° Secretário; Acadêmico Carlos Henriques Barbosa – 2º Secretário; Acadêmica Maria Marly Lopes Silva – 1ª Tesoureira; Acadêmico José Deocleciano de Moura – 2º Tesoureiro. Conselho: Acadêmico Manoel Salvador Marcelo da Silva; Acadêmico Benedito Herculano Costa; Acadêmico Davi Helder de Vasconcelos e Acadêmico Pe. Lucas do Nascimento Moreira”.

Finalmente, Dom Vasconcelos devolveu a presidência ao Acadêmico Eudes de Sousa, declarando: “Cumpridas as formalidades necessárias, declaro empossados os membros da diretoria e do conselho da Academia Massapeense de Letras e Artes para o mandato 2021/2025, e passo a presidência dos trabalhos ao Acadêmico Francisco Eudes de Sousa – Presidente”. Na sequência, os acadêmicos fizeram o juramento, assinaram o termo de posse e receberam a pelerine e diploma acadêmico. Dom José Luiz Gomes de Vasconcelos, Bispo Diocesano de Sobral e Presidente do Regional da CNBB, foi aclamado Sócio Benemérito da Academia Massapeense de Letras e Artes. O Prof. Dr. José Luís Araújo Lira, fundador de Academias em nível Municipal, em Sobral e Fortaleza, e Nacional, diretor do Museu Diocesano Dom José, recebeu o título de Sócio-Honorário, também recebido pela Reverenda Irmã Antonieta Carneiro Portela, Madre Geral da Congregação das Missionárias Reparadoras do Coração de Jesus, fundada pelo sacerdote massapeense, hoje Servo de Deus, Mons. Joaquim Arnóbio de Andrade que foi homenageado com o Diploma de Honra ao Mérito. Postumamente foi homenageado o escritor massapeense Edinardo Silveira, homenagem recebida pelo filho deste e acadêmico Neil Silveira. Projeto desenvolvido pelo pastor Ednardo, também foi homenageado. Fizeram uso da palavra o acadêmico Pe. Lucas Moreira, o acadêmico Neil Silveira, o Pastor Ednardo e, encerrando a solenidade, Sua Excelência o Bispo Diocesano Dom José Luiz Gomes de Vasconcelos que, também, representou o Mons. João Batista Frota, na solenidade.

Fotos: Marcildo Brito