CATEDRAL DA SÉ REALIZA ABERTURA SOLENE DA FESTA DA IMACULADA CONCEIÇÃO, PADROEIRA DA DIOCESE DE SOBRAL
Por Thais Helena (Redação Jornal Correio da Semana) – Com o tema central: “No ventre imaculado de Maria brotou a fonte da vida”, e lema: “Eis que conceberás no teu ventre e darás à luz a um Filho, e os chamarás com o nome de Jesus”. (Lucas 1, 31), a Paróquia Nossa Senhora da Conceição, SÉ Catedral de Sobral abriu solenemente no último domingo, 28, a Festa da Imaculada Conceição 2021, padroeira da paróquia e de toda a Diocese. Antes da celebração de abertura houve uma moto carreata que saiu do Santuário São Francisco em direção a Catedral da Sé, e ao chegar na igreja houve o hasteamento da bandeira pelas mãos do Bispo Diocesano, Dom Vasconcelos e do Pároco Pe. João Paulo.
A imagem centenária foi entronizada na igreja, e os fiéis acolheram com muito louvor. E com esse espírito alegre e festivo, o Bispo Diocesano de Sobral, Dom José Luiz Gomes de Vasconcelos, presidiu a solene celebração, e Pe. João Paulo, Pároco da Paróquia, concelebrou. Fiéis devotos da paróquia e tantos outros que vieram de lugares longínquos para esta missa, e os fiéis que acompanharam à distância pelas redes sociais e rádio educadora, tornaram este momento participativo, oracional e votivo à Nossa Senhora da Conceição.
O Advento é um tempo de penitência, nos prepara para o natal e também para a segunda vinda de Jesus, e neste primeiro domingo do advento celebramos a abertura da Festa da padroeira, Nossa Senhora da Conceição. A homilia de Dom Vasconcelos foi uma bela reflexão sobre o advento. Disse ele: “Este tempo tem por finalidade nos preparar para o nosso encontro com o Senhor, os cânticos, a espiritualidade deste tempo, são marcados por duas palavras. Uma palavra é: Maranata, que significa “Vem Senhor!”. O Senhor vem a cada ano, e no natal não comemoramos apenas um acontecimento passado, mas o Senhor vem e renasce em nossas vidas. A partir deste tempo do advento São José e Nossa Senhora estão perambulando por nossas ruas, estão batendo as portas de nossas casas, pedindo acolhimento. O Senhor vem dia após dia, na pessoa do irmão carente, do irmão necessitado, e nós precisamos ter olhos para enxergarmos essa sagrada família que chega a nossa porta. A segunda palavra que marca o tempo do advento é a esperança. A esperança do Senhor que vem, ele vem para restaurar a humanidade, vem para estabelecer o reino definitivo e nós esperamos que ele venha”.
Nas preces, Dom Vasconcelos pediu junto aos fiéis por nossos corações para que sejam uma manjedoura onde Jesus possa nascer, por nossos lares para que o Senhor possa habitar e que venha ao nosso encontro para nos encher de alegria. Após as preces, foi entronizado as novas aquisições da Paróquia que foram ofertadas a Nossa Senhora e ao altar do Senhor. Sendo elas: um cálice, seis âmbulas grandes e seis âmbulas para a distribuição da comunhão nas missas campais. Sendo uma oferta dividida entre a paróquia e a Diocese.
Ao final, o Pe. João Paulo agradeceu a presença do Senhor Bispo, dos grupos, pastorais e movimentos da paróquia e a todo o povo de Deus por prestigiar a abertura da Festa. Em seguida, houve uma pequena apresentação do Coral da Catedral com o tema: “Elas e Eles cantam Pe. Zezinho”.
Fotos: Marcildo Brito – Repórter Fotográfico Jornal Correio da Semana