Quinta-feira, Abril 18
Shadow

Frei Sérgio Viana toma posse como novo reitor do Santuário São Francisco em Sobral

Na alegria de receber um novo reitor, os fiéis estiveram no Santuário São Francisco de Assis em Sobral na tarde deste sábado (21/01) para a Santa Missa de Posse Canônica de Frei Sérgio Viana. A celebração foi presidida pelo bispo diocesano de Sobral, Dom José Luiz Gomes de Vasconcelos.

A celebração contou com a presença de alguns sacerdotes e confrades, sendo eles: Pe. Agnaldo Temóteo, vigário geral e pároco da Paróquia Nossa Senhora do Patrocínio; Pe. João Paulo, chanceler da Cúria Diocesana e pároco da Paróquia Nossa Senhora da Conceição – SÉ Catedral; Pe. Uli Endres, vigário paroquial da Paróquia da Sé; Frei Wellington e Frei Domingos, ambos confrades deste santuário. O rito de posse iniciou com o juramento de fidelidade, na qual o frade promete em todas as verdades de fé da Igreja, honrá-las e ensiná-las. Em seguida, foi lida a provisão canônica da Província Franciscana do Ceará e da Diocese de Sobral. Como parte do rito de posse, Frei Sérgio recebeu das mãos do bispo diocesano o evangeliário para anunciar o evangelho.

Em sua homilia, Dom Vasconcelos refletiu sobre o chamado vocacional. “O senhor não chama os capacitados, ele capacita os escolhidos. O evangelho de hoje é profundamente vocacional, pois, assim como Jesus chamou os discípulos e eles deixaram tudo, o senhor veio novamente e continua chamando, chamou Frei Sérgio que estava em Fortaleza e veio cumprir essa missão em sua terra natal, aqui em Sobral, neste santuário. A igreja de Jesus Cristo não pode ser uma igreja que fica à espera daqueles que chegam, mas uma igreja em saída que tenha pessoas dispostas ao chamado. O senhor nos chama, porém, ele deposita em nós a graça. O rito de posse é como se fosse Jesus entregando a graça ao sacerdote, e com isso ele faz Jesus amado e conhecido. Que Deus conceda a Frei Sérgio Viana a graça que ele mais necessita para tocar os corações mais endurecidos para que sejamos uma igreja que caminhamos juntos, portanto, temos uma meta e destino que é Jesus, o céu”.

Dando continuidade ao rito, a cerimônia seguiu ainda com os ritos da renovação dos votos de obediência do frade ao bispo, entrega das chaves da igreja, sacrário e estola roxa. Ao final da celebração, adentraram ao santuário representações dos grupos desejando assim boas vindas ao novo reitor.

Frei Sérgio rendeu graças a Deus por retornar a sua cidade natal após 30 anos, e agora para residir no santuário. “Quero aqui, entregar nas mãos da Divina Providência os meus projetos e realizações pessoais e pastorais, no mesmo instante em que convoco a comunidade presente para que possamos ter mais proveito em realizarmos algo além de nossas pretensões nesta nova missão”, disse Frei Sérgio. Desta forma, agradeceu a presença dos sacerdotes, confrades, religiosas, ao bispo diocesano pela acolhida digna e solene na liturgia e a todo o povo de Deus que esteve presente.

 

Thais Helena – Redação Jornal Correio da Semana
Fotos: Marcildo Brito – Redação Jornal Correio da Semana

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *