Sexta-feira, Abril 19

Francisco Eduardo é ordenado diácono em Marco/CE

Por Thais Helena (Redação Correio da Semana)

O Santuário Sagrado Coração de Jesus em Marco/CE, esteve repleta de fiéis para a celebração de Ordenação Diaconal do seminarista Francisco Eduardo Neto Filho, no dia 14 de janeiro. A celebração teve início com o Rito do Juramento de Fidelidade e Profissão de Fé, e foi presidida por Dom Vasconcelos, bispo diocesano de Sobral, além de contar com a presença de diversos sacerdotes, religiosos e leigos. Os familiares e amigos de Francisco Eduardo também estiveram presente, e outras pessoas puderam acompanhar a celebração pelas redes sociais da Paróquia São Manuel.

O diácono é chamado a servir a Jesus e a Igreja, tratando-se da vivência da caridade, assumindo a comunidade para si. Serve a Deus no altar, ao sacerdote, aos pobres e com o tempo passaram a pregar o Evangelho. Realizam batizados, assiste a casamentos. Pode ser solteiro ou homem casado, que é chamado a servir a vida toda. “Servir é necessário ser, ser em qualquer lugar, sem vergonha de ser. Mas não basta ser, é necessário ir, ser-vir. É necessário ir. Ir ao encontro do outro. Se eu sou e me vanglorio do que eu sou, mas não vou ao encontro do outro, eu não sirvo. Eu só sirvo se eu for ao encontro do outro, se eu me colocar a serviço do outro, se eu me tornar próximo do outro. É necessário “ser”, e é necessário “ir”, mas se eu for, sem ser, eu também não sirvo. Porque eu estou com uma máscara, porque eu não sou autêntico, porque eu não revelo Cristo. Então, esse meu ir é apenas um trabalho que eu faço, mas que não transforma o outro”. Afirmou, Dom Vasconcelos em sua homilia.

Após a homilia, houve o propósito do eleito, o seminarista Francisco Eduardo foi interrogado por Dom Vasconcelos acerca de sua disposição em viver para o serviço da igreja, aos pobres e anúncio do evangelho da salvação. Em seguida, o seminarista ajoelhou-se e pôs as suas mãos postas entre as do bispo prometendo-lhe respeito e obediência, e em clima de profunda oração a igreja militante uniu-se a igreja triunfante através da ladainha de todos os santos que foi cantada, onde Francisco Eduardo prostrou-se por terra em sinal de entrega total de sua vida ao reino de Deus.E então, o seminarista recebeu das mãos do Monsenhor Nonato Timbó, Pároco da Paróquia São Manuel, os seus paramentos e foi um momento de profunda emoção para Eduardo e seus familiares. Dom Vasconcelos entregou o evangeliário ao ordenado, para que tenha a missão de proclamar.Crendo no que lê, ensinando o que crê e vivendo o que ensina.

Por fim, Monsenhor Timbó expressou a sua alegria em presenciar a ordenação diaconal de um antigo coroinha da Paróquia. E o Diácono Francisco Eduardo contou um pouco sobre a sua trajetória, dificuldades, medos, alegrias e agradeceu pelo sonho que conseguiu almejar, a sua Ordenação Diaconal. E em breve será ordenado sacerdote, no dia 21 de abril, na SÉ Catedral de Sobral, juntamente com o seminarista Bruno Araújo. Em conversa com o recém ordenado, Francisco Eduardo afirmou: “É um misto de emoções. Na verdade, é como se tivéssemos chegado a um ponto de partida e nunca mais voltaremos, mas sempre seguimos em frente. A Ordenação é um momento muito forte na nossa vida, e pelo que eu sinto agora, creio que não esquecemos nunca! ” O Diácono despertou a sua vocação quando criança, pois sempre gostava de brincar de “missa”, mas pôde ter uma intimidade maior com o Senhor através do serviço na Igreja, quando coroinha, com 12 anos mais ou menos. Sempre quis ser padre, desde pequeno, porque sempre se encantou a vocação sacerdotal. Hoje, já mais maduro, quer ser padre porque deseja entregar sua vida à Igreja para servir por inteiro, todos os dias. Iniciou sua vida no seminário há dez anos, tendo dado um intervalo nesse período. Então o tempo de preparação durou em torno de seis anos. Com relação aos seus familiares, eles nunca o incentivaram e nunca o fizeram desistir. Mas sempre o apoiaram e respeitaram suas decisões. É claro que eles gostariam de ter um filho padre, porém sempre tiveram o cuidado de não influenciar nas minhas decisões, para que fosse algo pessoal dele e não deles. A Igreja particular da Diocese de Sobral conta com as orações de seus diocesanos para a formação do clero e pede a Deus a graça de enviar mais sacerdotes para a nossa messe.

• Maria Regina de Sousa Barroso

Sou Mãe do seminarista Francisco Eduardo, fico muito feliz pela presença de vocês, e agradeço a Deus por tudo que tem me presenteado. Rezemos juntos pela igreja. Rezemos juntos pela vocação de todos os fiéis. Obrigada Dom Vasconcelos, obrigada pelo carinho e atenção para com meu filho, Deus abençoe você.