Quarta-feira, Maio 29
Shadow

Em Meruoca, Pe. Fábio Soares recebe a medalha Monsenhor José Furtado na Câmara Municipal

Na noite de segunda-feira, 13/03, foi entregue ao Padre Fábio Soares Duarte, pároco da Paróquia de Meruoca, a Comenda Medalha Monsenhor Furtado na Câmara Municipal da cidade. O sacerdote foi indicado pelo Vereador Mardônio Cavalcante, e é o homenageado deste ano de 2023.

Monsenhor José Furtado de Cavalcanti (in memoriam) é natural de Viçosa do Ceará, nasceu em 19 de setembro de 1916. Quando já exercia o sacerdócio, atuou como vigário coordenador de Granja, de maio a dezembro de 1945, foi vigário substituto de Massapê, no início do ano de 1946, e ainda foi vigário coordenador de Ibiapina, de março de 1946 a maio de 1947. No dia 25 de janeiro de 1948, foi nomeado vigário da paróquia de Nossa Senhora da Conceição, em Meruoca, onde organizou a catequese e dinamizou todas as associações religiosas, reformou o cemitério paroquial, benzendo a nova ampliação a 15 de agosto de 1948, reformou todas as capelas que encontrou já construídas e construiu as de Rosápolis, Carmolândia, São Francisco do Boqueirão e São João das Almas. Reformou a casa paroquial de Meruoca e Alcântaras. Criou a Associação de Assistência e Proteção à Maturidade e Infância em 25 de novembro de 1951 e em 19 de fevereiro de 1966, inaugurou o Patronato Dom José, dirigido pelas irmãs Josefinas. O sacerdote viveu na paróquia de 1948 até sua morte, em 1998, e é reconhecido como um dos homens mais importantes da Serra da Meruoca.

A solenidade contou com presenças ilustres de autoridades locais, amigos, familiares e paroquianos. O agraciado do ano, Pe. Fábio Soares, fez o uso da tribuna e salientou a importância de Monsenhor Furtado para a história de Meruoca. “Essa medalha tem um grande significado. Primeiro pela importância que Monsenhor Furtado tem para essa terra, depois pela alegria de levar o evangelho a essa comunidade que foi tão amada por nosso querido monsenhor e também onde foi muito amado durante anos. Receber essa medalha em nome dele é lembrar de todo o bem que ele fez a esta terra. Aqui eu não quero ser apenas padre, mas também irmão. Agradeço a essa comunidade paroquial pela companhia durante esses quatro anos. Todos os dias agradeço a Deus pela graça de estar aqui no meio de vocês”, disse.

A comenda medalha Monsenhor Furtado é a mais importante honraria da casa do povo concedida anualmente a uma personalidade do município pelos relevantes serviços prestados à comunidade.

 

Thais Helena
Redação Jornal Correio da Semana

Fotos: Câmara Municipal de Meruoca

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *