Quinta-feira, Maio 30
Shadow

Em Massapê, Dom Vasconcelos preside Santa Missa de Investidura dos novos Ministros da Palavra da Região Vale do Coreaú

Com o desejo de contribuir com o anúncio do evangelho de Jesus Cristo em suas comunidades de origem, no dia 10 de junho (sábado), em solene celebração eucarística presidida pelo bispo diocesano, Dom Vasconcelos, na Igreja Matriz de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro em Massapê, ocorreu o rito da investidura dos novos ministros da palavra de algumas paróquias que fazem parte da Região do Coreaú.

Os ministros da palavra são aqueles que preparam adequadamente as celebrações da palavra nas comunidades, seguindo as orientações litúrgicas da Igreja; e atuam junto aos Ministros Extraordinários da Comunhão dirigindo a celebração da palavra. Preparam-se adequadamente para proclamar a palavra de Deus na celebração dos sacramentos e na celebração da palavra, de maneira que a mensagem chegue ao coração dos fiéis. Não basta lê-la, é necessário proclamá-la com o coração, para que o objetivo do anúncio e da compreensão da palavra de Deus aconteça. É ele que na ausência do presbítero, faz a reflexão sobre o evangelho, exercendo e fortalecendo a dimensão profética do Batismo.

Concelebraram os padres: Pe. Fábio Soares, vigário episcopal da região e pároco da Paróquia de Meruoca; Pe. José Lucione, pároco da Paróquia de Alcântaras; Pe. Samoel Melo, pároco da Paróquia de Padre Linhares; Pe. Elmir Gomes, pároco da Paróquia de Martinópole; Pe. Eufrásio Ribeiro, administrador paroquial da Área Pastoral de Rafael Arruda; Pe. Emanuel Franklin e Pe. Aristides, pároco e vigário paroquial da Paróquia de Massapê; Pe. Fábio Barbosa, pároco da Paróquia de Coreaú; Pe. Júlio Nascimento e Pe. Maurílio Xavier, pároco e vigário paroquial da Paróquia de Frecheirinha; Pe. Luís César, pároco da Paróquia de Mucambo; Pe. Marcone Martins, pároco da Paróquia de Senador Sá; Pe. João Jesuíno, pároco da Paróquia de Pacujá; Pe. João Batista de Oliveira, pároco da Paróquia de Moraújo. Cada paróquia levou seus membros para a investidura, exceto a Paróquia de Uruoca e a Área Pastoral de Rafael Arruda.

Em sua homilia, Dom Vasconcelos exortou aos novos ministros a importância de viver a palavra de Jesus no cotidiano. “Jesus veio para nos ensinar, ele é a última palavra, a definitiva. Ele é a palavra que nos alegra, dá sentido a nossa existência, porém muitas vezes nos incomoda. Ás vezes quando confrontamos a palavra de Jesus com a nossa vida, não queremos acolher, somente o que convém e não está de acordo com o seu pensamento. É necessário crer na força da palavra. Nunca devemos deixar de semear; há terreno pedregoso, difícil, mas depende de cada coração. É importante saber que nós somos portadores da palavra, fomos instituídos para proclamar a palavra e para isso precisamos conhecer e ler a palavra de Deus diariamente”, disse. O bispo exortou ainda aos fiéis para que não sejam como os fariseus. Pediu que rezassem e pedissem a Deus a graça de serem fiéis ao ensinamento da palavra e nunca cansem de proclamá-la.

Após a homilia, houve o rito da investidura. O vigário episcopal, Pe. Fábio Soares apresentou os candidatos das paróquias presentes. Dom Vasconcelos aspergiu as vestes litúrgicas e em seguida entregou a bíblia a um representante de cada paróquia como símbolo da proclamação da palavra de Deus. Por fim, o bispo agradeceu a toda a região pela organização da celebração e aos padres que colaboraram com a instrução dos novos ministros da palavra e os exortou a continuar nessa missão de instruí-los. Padre Fábio agradeceu ao bispo diocesano por participar deste momento em comunhão com toda a região. “Cada padre que está aqui ou os que não puderam vir, são responsáveis por essa missão. Ao padre Emanuel e a esta paróquia que se colocou à disposição, abriu as portas para que pudéssemos celebrar este momento, o nosso muito obrigado”, disse.

 

Thais Helena
Redação Jornal Correio da Semana

Marcildo Brito
Repórter Fotográfico – Jornal Correio da Semana

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *