Sexta-feira, Janeiro 14
Shadow

Dom Vasconcelos preside missa solene de abertura da fase diocesana do Sínodo dos Bispos

Dom Vasconcelos preside missa solene de abertura da fase diocesana do Sínodo dos Bispos

(Por: Thais Helena – Portal de Comunicação da Diocese de Sobral) No 31º Domingo do Tempo Comum a Diocese de Sobral abriu oficialmente a fase diocesana da 16ª Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, que teve início nos dias 09 e 10 de outubro deste ano.  Todas as paróquias que compõem esta igreja singular são convocadas a trilharem o caminho sinodal.

A sinodalidade expressa a participação e a comunhão em vista da missão. Caminhar lado a lado e refletindo em conjunto sobre o caminho percorrido com o que for experimentando a Igreja poderá aprender quais são os processos que podem ajudar a viver a comunhão, a realizar a participação e abrir-se a missão. O sínodo, portanto, é a assembleia dos bispos que escolhidos por diversas regiões do mundo reúnem-se em determinado tempo para promover a estreita união entre o romano pontífice e os bispos para auxiliarem com seus conselhos ao romano pontífice na preservação e crescimento da fé e dos costumes, na observância e consolidação da disciplina eclesiástica e ainda para examinar questões que se referem a ação da Igreja no mundo. A 16ª Assembleia geral do Sínodo dos Bispos acontecerá em outubro de 2023 refletindo sobre o tema: “Por uma Igreja sinodal, comunhão participação e missão”.

Sua Santidade o Papa Francisco convoca toda a Igreja a viver este caminho sinodal em três etapas: a primeira, nas igrejas particulares será no período de outubro/2021 e março/2022. A segunda fase é a continental prevista para o período de setembro/2022 a outubro/2023 e a terceira fase é a da Igreja Universal em outubro/2023.

Na porta central da Catedral, Dom Vasconcelos iniciou a celebração, saudou o povo presente e aqueles que estavam de forma síncrona através das redes sociais. Em seguida, convidou para a benção da água, a renovação das promessas batismais e houve a aspersão em todo o povo presente e foi rezado a oração do sínodo. Estiveram presentes seminaristas, religiosas, consagradas, fiéis paroquianos e todo o povo de Deus.

Para dar seguimento a celebração as representações dos grupos, pastorais, movimentos e novas comunidades entraram em procissão juntamente com a comissão celebrativa. Concelebraram os Padres: Pe. João Paulo, Pároco da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, Sé Catedral; Pe. Fábio Soares, Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Conceição – Meruoca/CE e Vigário Episcopal da Região do Coreaú; Pe. Agnaldo da Silveira, Pároco da Paróquia de Nossa Senhora do Patrocínio e Vigário Geral da Diocese de Sobral e Episcopal da Região Sede; Pe. Emanuel Franklin, Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Conceição – Hidrolândia/CE e Vigário Episcopal da Região do Araras; Pe. Neto, Comunidade Shalom; Pe. Marcos Uchôa, Pároco da Paróquia Sagrado Coração de Jesus; Pe. Francisco Edinardo, Pároco da Paróquia de Celsolândia em Acaraú/CE e Coordenador Diocesano de Evangelização e Monsenhor Gonçalo de Pinho, Capelão da Capela do Cristo Rei e Vigário Geral das Vocações Religiosas.

Durante a homilia, Dom Vasconcelos mencionou a importância da unidade entre os irmãos, mesmo diante das opiniões adversas. Como é bom habitar todos juntos como irmãos e caminhar nos passos de Jesus. Foram realizados vários sínodos pelo Papa Francisco, como: Sínodo da Família, Juventude e recentemente da Amazônia. O Papa Francisco possui essa característica, ele não quer consultar apenas os bispos, ele quer que seja ouvido todo o povo de Deus. Esse ano ele surpreendeu a todos nós invocando o sínodo sobre a sinodalidade. Continuou: “Como estar a nossa caminhada sinodal? Nós somos capazes de ouvir o espírito santo? Somos capazes de ouvir a voz de Deus? Somos capazes de ouvir as pessoas que estão ao nosso lado? O que a juventude pensa sobre a nossa igreja? Somos capazes de ouvir outras pessoas que pensam diferente de nós? Não podemos fazer distinção de pessoas. Todas devem ser ouvidas, devemos estar em unidade”.

Fotos: Marcildo Brito – Repórter Fotográfico (Jornal Correio da Semana)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *