Quarta-feira, Maio 25
Shadow

DIOCESE DE SOBRAL REALIZA O DIA NACIONAL DA JUVENTUDE 2021 – DNJ NA CIDADE DE MARCO/CE

Por Thais Helena (Portal de  Comunicação – Diocese de Sobral) O Dia Nacional da Juventude surgiu em 1985 (Ano Internacional da Juventude, ONU) como uma atividade permanente da CNBB que é realizada nas dioceses de todo o país. Com total apoio dos pastores de nossa Igreja, o DNJ quer celebrar a vida dos (as) jovens de forma alegre, descontraída e comprometida com a realidade social em que vivem, tendo como base a Pessoa e a Mensagem de Jesus Cristo.

O DNJ no Brasil é celebrado sempre no último domingo de outubro, menos em época de eleições, quando pode ser atrasado ou antecipado em uma semana. É um evento comemorado em todo o país. Jovens de todas as dioceses e paróquias se reúnem antecipadamente para planejar e discutir os temas e as atividades que serão conduzidas durante esse dia.

O DNJ celebra a unidade e a vida de todas as juventudes diocesanas;
A cada ano, o DNJ propõe a discussão e reflexão sobre um tema relacionado à vida da juventude; De acordo com o site jovens conectados, O DNJ deste ano traz como lema “Que sejam um!” (Jo 17,21). A proposta apresenta um convite à unidade, “que sejamos um em Cristo para que todos os jovens tenham vida”.

Na Diocese de Sobral reuniram-se jovens de todas as idades no dia 30 de outubro, na cidade de Marco/CE para vivenciar este momento fraterno na presença de Jesus. Diversas caravanas vieram de todas as regiões. Estiveram presentes grupos, movimentos, pastorais e também as pessoas que fazem parte das novas comunidades.

A programação iniciou às oito horas; Os filhos de Sião e o grupo missão mais louvor, ficaram responsáveis pelo momento de louvor. Também teve formação, adoração ao santíssimo sacramento, stands das expressões juvenis, palestra sobre o Beato Carlo Acutis, e cerca de oito padres estiveram presentes realizando confissões. Ao final do dia todos os jovens saíram da quadra do Sagrado Coração de Jesus em direção a Igreja, caminhando, cantando e louvando a Deus com a presença do Bispo Diocesano de Sobral, Dom José Luiz Gomes de Vasconcelos.

Em seguida, houve a Santa Missa presidida pelo senhor Bispo que acolheu com muita alegria todos os jovens e fieis que esteve presente no evento o dia inteiro, e na celebração eucarística. A celebração foi concelebrada por Pe. Jocélio Medeiros, Reitor do Seminário Propedêutico São José e Coordenador Diocesano para a Juventude; Pe. Nonato Timbó, Pároco da Paróquia São Manuel em Marco/CE e Vigário Episcopal da Região do Acaraú; Pe. Gonçalo de Pinho, Capelão da Capela do Cristo Rei em Sobral e Vigário Geral para a Vocação Religiosa; Pe. Espedito Lopes, Vigário Paroquial da Paróquia São Manuel; Pe. Julio Nascimento, Pároco da Paróquia de Nossa Senhora da Saúde em Frecheirinha/CE e Pe. Edmilson, Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Conceição em Acaraú/CE. Durante a homilia de Dom Vasconcelos ele demonstrou toda a sua alegria e satisfação por tudo o que os jovens da Diocese viveram naquele dia. E disse: “Hoje é um dia de muita alegria para a Diocese de Sobral. O coração do bispo diocesano está palpitando, porque hoje eu posso contemplar diante dos meus olhos algo que me causa muita esperança, e isso me faz dizer que a presença de vocês, jovens, me faz crer que nem tudo está perdido e como é maravilhoso saber disso. Como isso alegra o coração dos pastores, como alegra o coração de Deus. Em um mundo tão perverso, cheio de pecados, de tanta maldade, nós encontramos ainda jovens que se reúnem para ouvir a Deus.” E para encerrar a programação, na quadra do Sagrado Coração de Jesus houve show musical com Emannuel Nazareno.

Fotos: Marcildo Brito – Repórter Fotográfico (Jornal Correio da Semana)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *