Dom Vasconcelos preside missa solene de abertura da fase diocesana do Sínodo dos Bispos
(Por: Thais Helena – Portal de Comunicação da Diocese de Sobral) No 31º Domingo do Tempo Comum a Diocese de Sobral abriu oficialmente a fase diocesana da 16ª Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, que teve início nos dias 09 e 10 de outubro deste ano. Todas as paróquias que compõem esta igreja singular são convocadas a trilharem o caminho sinodal.
A sinodalidade expressa a participação e a comunhão em vista da missão. Caminhar lado a lado e refletindo em conjunto sobre o caminho percorrido com o que for experimentando a Igreja poderá aprender quais são os processos que podem ajudar a viver a comunhão, a realizar a participação e abrir-se a missão. O sínodo, portanto, é a assembleia dos bispos que escolhidos por diversas regiões do mundo reúnem-se em determinado tempo para promover a estreita união entre o romano pontífice e os bispos para auxiliarem com seus conselhos ao romano pontífice na preservação e crescimento da fé e dos costumes, na observância e consolidação da disciplina eclesiástica e ainda para examinar questões que se referem a ação da Igreja no mundo. A 16ª Assembleia geral do Sínodo dos Bispos acontecerá em outubro de 2023 refletindo sobre o tema: “Por uma Igreja sinodal, comunhão participação e missão”.
Sua Santidade o Papa Francisco convoca toda a Igreja a viver este caminho sinodal em três etapas: a primeira, nas igrejas particulares será no período de outubro/2021 e março/2022. A segunda fase é a continental prevista para o período de setembro/2022 a outubro/2023 e a terceira fase é a da Igreja Universal em outubro/2023.
Na porta central da Catedral, Dom Vasconcelos iniciou a celebração, saudou o povo presente e aqueles que estavam de forma síncrona através das redes sociais. Em seguida, convidou para a benção da água, a renovação das promessas batismais e houve a aspersão em todo o povo presente e foi rezado a oração do sínodo. Estiveram presentes seminaristas, religiosas, consagradas, fiéis paroquianos e todo o povo de Deus.
Para dar seguimento a celebração as representações dos grupos, pastorais, movimentos e novas comunidades entraram em procissão juntamente com a comissão celebrativa. Concelebraram os Padres: Pe. João Paulo, Pároco da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, Sé Catedral; Pe. Fábio Soares, Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Conceição – Meruoca/CE e Vigário Episcopal da Região do Coreaú; Pe. Agnaldo da Silveira, Pároco da Paróquia de Nossa Senhora do Patrocínio e Vigário Geral da Diocese de Sobral e Episcopal da Região Sede; Pe. Emanuel Franklin, Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Conceição – Hidrolândia/CE e Vigário Episcopal da Região do Araras; Pe. Neto, Comunidade Shalom; Pe. Marcos Uchôa, Pároco da Paróquia Sagrado Coração de Jesus; Pe. Francisco Edinardo, Pároco da Paróquia de Celsolândia em Acaraú/CE e Coordenador Diocesano de Evangelização e Monsenhor Gonçalo de Pinho, Capelão da Capela do Cristo Rei e Vigário Geral das Vocações Religiosas.
Durante a homilia, Dom Vasconcelos mencionou a importância da unidade entre os irmãos, mesmo diante das opiniões adversas. Como é bom habitar todos juntos como irmãos e caminhar nos passos de Jesus. Foram realizados vários sínodos pelo Papa Francisco, como: Sínodo da Família, Juventude e recentemente da Amazônia. O Papa Francisco possui essa característica, ele não quer consultar apenas os bispos, ele quer que seja ouvido todo o povo de Deus. Esse ano ele surpreendeu a todos nós invocando o sínodo sobre a sinodalidade. Continuou: “Como estar a nossa caminhada sinodal? Nós somos capazes de ouvir o espírito santo? Somos capazes de ouvir a voz de Deus? Somos capazes de ouvir as pessoas que estão ao nosso lado? O que a juventude pensa sobre a nossa igreja? Somos capazes de ouvir outras pessoas que pensam diferente de nós? Não podemos fazer distinção de pessoas. Todas devem ser ouvidas, devemos estar em unidade”.
Fotos: Marcildo Brito – Repórter Fotográfico (Jornal Correio da Semana)