Quarta-feira, Maio 25
Shadow

DOM JOSÉ LUIZ GOMES DE VASCONCELOS CELEBRA 32 ANOS DE ORDENAÇÃO SACERDOTAL

DOM JOSÉ LUIZ GOMES DE VASCONCELOS CELEBRA 32 ANOS DE ORDENAÇÃO SACERDOTAL

Por Thais Helena (Redação Jornal Correio da Semana) – Há 32 anos o atual Bispo Diocesano de Sobral, Dom Vasconcelos era ordenado sacerdote na Igreja Matriz de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro em Garanhuns pela imposição das mãos de Dom Tiago Postma. Três meses após sua Ordenação Presbiteral recebeu provisão de Administrador Paroquial da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição em Águas Belas-PE e Vigário Paroquial da Paróquia de Nossa Senhora Mãe dos Homens em Itaíba-PE. Exerceu seu ministério por dez anos e dedicou especial atenção aos Índios Fulni-ô de Águas Belas. Durante este período foi membro da equipe de formação sacerdotal diocesana. Em 1999 foi eleito membro do Conselho Presbiteral e do Colégio dos Consultores da Diocese. No ano 2000 foi nomeado por Dom Irineu Roque Scherer, Pároco da Paróquia do Senhor Bom Jesus dos Pobres Aflitos em São Bento do Una-PE; Em 2002, eleito Coordenador Diocesano de Pastoral, ministério que deixou em 2005 quando foi estudar em Roma. Aos 31 de julho de 2008 recebeu provisão de Formador junto ao Seminário Interdiocesano em Caruaru por Dom Fernando Guimarães e aos 11 de dezembro daquele ano recebeu de Dom Bernardino Marquió, Bispo de Caruaru, a provisão como Reitor do Seminário Interdiocesano Nossa Senhora das Dores. Em 2011 foi eleito presidente Regional da OSIB NE II; Em 2012 foi nomeado pelo Santo Padre o Papa Bento XVI, Bispo Auxiliar de Fortaleza/CE e em 2015 nomeado pelo Santo Padre, o Papa Francisco, Bispo da Diocese de Sobral.

 

Neste dia festivo, 09 de dezembro, foi celebrado a Santa Missa em Ação de Graças pelos 32 anos de Ordenação Sacerdotal de Dom Vasconcelos na Catedral da Sé e contou com a presença de mais de trinta sacerdotes, religiosas, funcionários da Santa Casa de Misericórdia e Cúria Diocesana, leigos e leigas, seminaristas e todo o povo de Deus. Na ocasião também foi comemorado o primeiro ano de sacerdócio de Pe. Ronaldo Marques, Vigário Paroquial da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro – Massapê/CE.

A homilia foi proferida pelo Vigário Geral, Pe. Agnaldo Temóteo, que enfatizou: “Estamos reunidos nesta manhã festiva para celebrar o ministério sacerdotal, o trigésimo segundo aniversário sacerdotal de nosso Bispo, Dom Vasconcelos e também pelo primeiro ano de sacerdócio do nosso irmão no sacerdócio, Pe. Ronaldo Marques. Nós nascemos como sacerdotes justamente na última ceia, e fomos ordenados presbíteros também numa celebração eucarística. Além disso, a ação de graças é a atitude que está na base da palavra eucaristia, e não apenas um sentimento”.

Ao finalizar a celebração, Dom Vasconcelos recebeu homenagens de Pe. Edmilson, Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Conceição – Acaraú/CE e representante do clero; Candido Parente Aguiar, candidato ao diaconato permanente, coordenador do MESC da Catedral e consagrado da Comunidade Rainha da Paz; Fransquinha, fundadora da Comunidade Coração de Maria representando as novas comunidades e Seminarista Wellington, representando os três seminários pertencentes à Diocese. Por fim, Dom Vasconcelos anunciou que o Papa Francisco concedeu o título de Monsenhor ao Pe. Raimundo Nonato Timbó de Paiva, Pároco da Paróquia São Manuel em Marco/CE e Vigário Episcopal da Região do Vale do Acaraú.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *