Quarta-feira, Maio 25
Shadow

DIOCESE DE SOBRAL CELEBRA A FESTA DA PADROEIRA, A IMACULADA CONCEIÇÃO DE MARIA

DIOCESE DE SOBRAL CELEBRA A FESTA DA PADROEIRA, A IMACULADA CONCEIÇÃO DE MARIA

Por Thais Helena (Jornal Correio da Semana) – Na última quarta-feira, 08 de dezembro, a Igreja celebrou a Festa da Imaculada Conceição. Neste mesmo dia em 1854, através da bula Ineffabilis Deus do Papa Pio IX, a Igreja oficialmente reconheceu e declarou solenemente como dogma: “Maria isenta do pecado original”.

A própria Virgem Maria, na sua aparição em Lourdes, em 1858, confirmou a definição dogmática e a fé do povo dizendo para Santa Bernadette e para todos nós: “Eu sou a Imaculada Conceição”.

Em nossa igreja particular, na Diocese de Sobral este dia foi celebrado com muita festa na Paróquia Nossa Senhora da Conceição – SÉ Catedral. Houve celebrações às 06h30, 09h, 16h e 18h30, e também contou com o canto do Ofício da Imaculada e o Terço da Misericórdia rezado  pelo Vigário Paroquial, Pe. Uli Endres.

As celebrações de 09h e 18h30 foram solenemente presididas pelo Bispo Diocesano de Sobral, Dom José Luiz Gomes de Vasconcelos. No horário da manhã concelebrou com ele Monsenhor Gonçalo de Pinho, Pároco Emérito da Paróquia Nossa Senhora da Conceição – SÉ Catedral e Capelão da Capela do Cristo Rei; e Pe. Uli Endres, Vigário Paroquial da Paróquia Nossa Senhora da Conceição – SÉ Catedral.

Após a missa de 16h, houve uma moto carreata por alguns bairros de Sobral. Entre eles: Centro, Tamarindo, Santa Casa, Alto do Cristo, Junco e Dom Expedito. Em carros ornamentados saíram Maria e seu esposo São José, marcando assim o término do ano josefino, intitulado pelo Santo Padre, o Papa Francisco.

Ao chegar na Catedral todos os devotos e devotas, e as imagens foram recebidos com fogos de artifício e muita alegria por toda a igreja que celebrava a Santa Mãe de Deus. Em seguida, houve a missa de encerramento presidida por Dom Vasconcelos e concelebrada por Pe. João Paulo, Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Conceição – SÉ Catedral; Pe. Uli Endres, Vigário Paroquial da Paróquia Nossa Senhora da Conceição – SÉ Catedral e Pe. Denilson de Sousa, Reitor do Seminário São João Paulo II.

Estiveram presentes seminaristas, religiosos e religiosas, paroquianos e fiéis devotos da Virgem Imaculada. As imagens foram entronizadas na Catedral da Sé ao som do hino da Padroeira da Diocese de Sobral, e do hino de São José.

A homilia de Dom Vasconcelos foi marcada pela felicidade em poder celebrar o mistério glorioso que é a Imaculada Conceição. Apesar de não termos tido a solene procissão e ainda estarmos de certa forma distantes. Em resumo ele disse: “Celebrar a Imaculada Conceição é celebrar a síntese de três grandes mistérios. O mistério da criação, encarnação e redenção. Tudo isso nós podemos contemplar na Solenidade da Imaculada Conceição”. Completou: “Deus já nos conhecia antes que fôssemos gerados. São Paulo nos afirma que desde a predestinação do mundo, Deus nos designou para sermos filhos no filho unigênito do Pai, para sermos membros do seu corpo, para formarmos a família de Deus. O mistério da criação vem para o mistério da encarnação que é sinônimo da nova criação e que tem a sua consumação no mistério da redenção, quando Cristo morre, nos redime e nos livra da morte. Mas, para que tudo isso acontecesse Deus precisou do sim de Maria, graças a essa disponibilidade e humildade de Maria, Deus nos salvou da morte eterna”.

Ao final da celebração, Pe. João Paulo agradeceu a todos os grupos, pastorais e movimentos pela organização dos novenários em honra a Nossa Senhora da Conceição, ao Pe. Uli Endres por encarar com força e sabedoria a sua primeira festa e não medir esforços para o serviço dedicado a evangelização. Assim como a todos que se fizeram presentes neste período de retiro espiritual. E por fim, Dom Vasconcelos parabenizou Pe. João Paulo e Pe. Uli Endres pelo desempenho a frente da Paróquia e pela organização da festa, assim como pela missão que tem sido realizada no Bairro Boa Vizinhança e anunciou que com as graças de Deus próximo ano este território irá se tornar  uma nova Paróquia desmembrada da Sé, e virá para assumir este trabalho trabalho, Pe. Ítalo Arcanjo que atualmente está finalizando os seus estudos na Espanha.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *