Quinta-feira, Abril 18
Shadow

Diocese de Sobral: Seminário Propedêutico São José tem novo reitor

Na última terça-feira, 07/03, Dom Vasconcelos deu posse ao novo reitor do Seminário Propedêutico, Pe. Bruno de Araújo Albino Furtado, e na ocasião realizou a abertura do semestre 2023.1 de 12 seminaristas propedeutas. A santa missa aconteceu na Capela de Nossa Senhora de Lourdes, localizada ao lado da casa de formação.

Padre Bruno exerce a função de vigário paroquial da Paróquia Nossa Senhora do Patrocínio e agora também está a frente da formação dos novos vocacionados. Ele sucede a Pe. Jocélio Medeiros que recentemente assumiu a administração paroquial da Paróquia de Groaíras.

Aproximadamente dez sacerdotes concelebraram esta solenidade, seminaristas, familiares de Pe. Bruno e amigos próximos. A missa pôde ser acompanhada através das redes sociais da Diocese de Sobral. O chanceler da cúria diocesana, Pe. João Paulo, leu a provisão canônica.

Dom Vasconcelos durante a homilia falou aos seminaristas sobre o chamado vocacional e sobre a missão do reitor. “O dia de hoje é um dia de muita importância na vida de vocês, de saudade, onde somos chamados a fazer uma retrospectiva da vida. É muito importante o chamado vocacional, sobretudo a do reitor. A missão do reitor é muito importante e o bispo não entrega os seminaristas a qualquer padre, embora o padre Bruno seja recém ordenado, eu o acompanhei e sei que ele teve uma formação sólida e Deus concederá a ele a graça de discernimento porque quando Deus chama alguém para uma missão, ele dá a graça necessária para bem vivê-la. E perguntou aos novos vocacionadas: Quais as motivações que os trouxeram até aqui? É um momento de renúncia necessária, não é fácil, são muitas as tentações e a vida comunitária nem sempre é fácil, pois são pessoas e costumes diferentes, é um exercício que se faz necessário. A liturgia de hoje nos fala da necessidade de ouvirmos Deus. Não é porque Deus me chamou e agora sou seminarista que sou melhor que os outros, não devo me colocar em um pedestal. Um seminarista precisa ter cuidado e prestar bem atenção nas palavras do evangelho de hoje, devem ter cuidado com o clericalismo, em ser mais santos que os outros e tornar-se fariseus. O Seminário São José da Betânia tem história! Nós temos grandes santos em nosso clero e também pecadores, e você o que quer ser?” Perguntou aos seminaristas. O senhor bispo elevou uma prece a Deus pedindo a perseverança destes jovens e, além disso, santidade para que nenhum se perdesse. “Se por acaso um dia alguém ouvir outro chamado, que esse rapaz seja fiel a Deus, sendo padre ou não, que ele seja fiel e viva plenamente a sua vocação. Devemos discernir: O senhor me chamou? Que você dê abertura e mesmo assim possa escutar a voz de Deus e viver com coerência a sua vocação”.

Após a homilia, o novo reitor recebeu das mãos do bispo diocesano as chaves do seminário e sacrário. Dom Vasconcelos abençoou as túnicas dos seminaristas e foi realizada a vestição. Por fim, o seminarista Mateus Silveira, desejou boas vindas ao Pe. Bruno e disse que assim como ele todos o vêem como um pai jovem espiritual. Já o novo reitor, agradeceu a confiança de Dom Vasconcelos e disse estar muito feliz em sua nova casa ao lado dos jovens que sentiram o chamado para a vocação sacerdotal.

Thais Helena
Redação Jornal Correio da Semana

Marcildo Brito
Repórter Fotográfico Jornal Correio da Semana

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *