Quinta-feira, Abril 18
Shadow

Cinco personalidades são homegeadas com o Troféu Mestra Anísia no Colégio Sant’Ana em Sobral

O Colégio Sant’Ana realizou nesta quinta-feira, 12/01, a Solenidade de entrega do Troféu Mestra Anísia no auditório do quase centenário colégio que na ocasião homenageou o bispo diocesano de Sobral, Dom Vasconcelos e mais quatro personalidades sobralenses.

Este troféu é uma homenagem à religiosa da Congregação das Filhas de Sant’Ana, Irmã Anísia Rocha. Mestra Anísia tinha mais de 70 anos de vida religiosa e dedicou sua vida à igreja e à educação, notadamente, no Colégio Sant’Ana, onde ingressou nos primeiros anos de sua fundação. Por 60 anos trabalhou na Secretaria do Colégio e por 46 anos esteve em sala de aula. O Colégio foi fundado em 02 de fevereiro de 1934, pelo então Bispo, Dom José Tupinambá da Frota, localizado em Sobral/CE na Avenida Senador Paulo Pessoa, atualmente Av. Dom José, funcionando na antiga residência episcopal. A sua direção foi delegada à Congregação das Filhas de Sant’Ana. O referido estabelecimento educacional recebia somente meninas e funcionava em regime de internato e externato.

Os homenageados foram divididos por categorias sendo uma delas in memoriam. Na categoria espiritualidade: Dom José Luiz Gomes de Vasconcelos; Saúde: Dra. Maria Imaculada Dias Adeodato; Educação: Professor José Ferreira Portela Netto; Homenagem In Memoriam: Maria do Socorro Ribeiro Andrade e Dr. Jurandir Pontes Carvalho Filho.

O bispo diocesano manifestou a sua gratidão por ser um dos homenageados tendo em vista que é um troféu representativo e infelizmente não teve a satisfação de conhecer Mestra Anísia, mas relembrou que ao chegar em Sobral foi um dos nomes que mais ouviu falar. “Parabenizo o Colégio Sant’Ana por tornar viva a memória desta grande religiosa. Me comove muito receber o troféu na categoria da espiritualidade e manifesto a minha gratidão pela história das Filhas de Sant’Ana construída juntamente com a Diocese de Sobral, isso desde a Santa Casa de Misericórdia, a primeira casa, pois as irmãs estão presentes no hospital, na escola, paróquias e isso tem sido maravilhoso. Que Deus conceda à Mestra Anísia além da imortalidade e legado por ela deixado, a vida eterna”, disse Dom Vasconcelos.

O idealizador deste troféu, Genildo Azevedo, coordenador de marketing do Colégio Sant’Ana disse ter sido uma noite memorável para juntos relembrarem o legado da querida Irmã Mestra Anísia. A noite finalizou com um coquetel especial para os homenageados.

 

Thais Helena – Redação Jornal Correio da Semana
Fotos – Marcildo Brito (Jornal Correio da Semana)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *