Quinta-feira, Abril 18
Shadow

Vocacionados ao Diaconato Permanente são instituídos leitores por Dom Vasconcelos

Vinte candidatos ao diaconato permanente da Diocese de Sobral foram oficialmente instituídos leitores da Palavra de Deus, no último domingo, 18/12, através do bispo diocesano, Dom Vasconcelos, na capela das Irmãs Filhas de Sant’Ana no Murmúrio da Natureza em Meruoca.

O ministério de leitor, historicamente o primeiro a ser instituído, tem como serviço específico a leitura da Palavra de Deus dentro da celebração litúrgica, excetuando-se a proclamação do Evangelho. O leitor instituído tem também a missão de preparar com o maior zelo possível, os irmãos para a proclamação da Sagrada Escritura na Liturgia e a instrução dos adultos e das crianças para a recepção frutuosa dos sacramentos.

Concelebraram os padres: Pe. Denilson de Sousa e Pe. Eufrázio Filho, formadores da escola diaconal e Pe. Fábio Soares, pároco da Paróquia de Meruoca. Após a homilia, cada instituído foi chamado nominalmente pelo bispo para receber a Bíblia Sagrada. “Recebe o livro da Sagrada Escritura e transmite com fidelidade a Palavra de Deus, para que ela frutifique cada vez mais no coração das pessoas”, disse Dom Vasconcelos a cada um deles.

   

Portanto, tendo sido instituídos no ministério de leitor torna-se leitor ou proclamador da palavra de Deus, por sua vez é um ministério especial dentro do povo de Deus para proclamar a palavra na assembleia litúrgica e para instruir na fé as crianças e os adultos, preparando-os para receberem dignamente os sacramentos. É um ministério próprio dos leigos e obrigatório para aqueles que um dia serão ordenados diáconos ou presbíteros.

Thaís Helena – Redação do Jornal Correio da Semana

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *