Vinte candidatos ao diaconato permanente da Diocese de Sobral foram oficialmente instituídos leitores da Palavra de Deus, no último domingo, 18/12, através do bispo diocesano, Dom Vasconcelos, na capela das Irmãs Filhas de Sant’Ana no Murmúrio da Natureza em Meruoca.
O ministério de leitor, historicamente o primeiro a ser instituído, tem como serviço específico a leitura da Palavra de Deus dentro da celebração litúrgica, excetuando-se a proclamação do Evangelho. O leitor instituído tem também a missão de preparar com o maior zelo possível, os irmãos para a proclamação da Sagrada Escritura na Liturgia e a instrução dos adultos e das crianças para a recepção frutuosa dos sacramentos.
Concelebraram os padres: Pe. Denilson de Sousa e Pe. Eufrázio Filho, formadores da escola diaconal e Pe. Fábio Soares, pároco da Paróquia de Meruoca. Após a homilia, cada instituído foi chamado nominalmente pelo bispo para receber a Bíblia Sagrada. “Recebe o livro da Sagrada Escritura e transmite com fidelidade a Palavra de Deus, para que ela frutifique cada vez mais no coração das pessoas”, disse Dom Vasconcelos a cada um deles.
Portanto, tendo sido instituídos no ministério de leitor torna-se leitor ou proclamador da palavra de Deus, por sua vez é um ministério especial dentro do povo de Deus para proclamar a palavra na assembleia litúrgica e para instruir na fé as crianças e os adultos, preparando-os para receberem dignamente os sacramentos. É um ministério próprio dos leigos e obrigatório para aqueles que um dia serão ordenados diáconos ou presbíteros.
Thaís Helena – Redação do Jornal Correio da Semana