Sábado, Março 2
Shadow

Sé Catedral prepara-se para a Festa da Imaculada Conceição, padroeira de Sobral

Os grupos, pastorais e movimentos da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição já se preparam para dar início a festa da excelsa padroeira do município e da Diocese de Sobral que acontecerá de 28 de novembro a 8 de dezembro na Sé Catedral.

De acordo com o blog da Cruz Terra Santa, o dogma que declara a Imaculada Conceição da Virgem Maria é fundamentado na Bíblia: Maria recebeu uma saudação celestial do Anjo Gabriel quando este veio anunciar que ela seria a Mãe do Salvador. Nessa ocasião, o Anjo Gabriel saudou como cheia de graça. Foi o papa Pio IX, o papa que proclamou o dogma da Imaculada Conceição, recorreu principalmente à afirmação de Gênesis (3, 15), onde Deus diz: Eu Porei inimizade entre ti e a mulher, entre sua descendência e a dela, assim, segundo esta profecia, seria necessário uma mulher sem pecado, para dar à luz o Cristo, que reconciliaria o homem com Deus.

O verso Tu és toda formosa, meu amor, não há mancha em ti, no Cântico dos Cânticos (4,7) também é uma referência para defender a Imaculada Conceição. Outras passagens bíblicas referentes são: Também farão uma arca de madeira incorruptível (Êxodo 25, 10-11). Pode o puro (Jesus) vir de um ser impuro? Jamais! (Jó 14, 4). Assim, fiz uma arca de madeira incorruptível… (Deuteronômio 10, 3). Maria é considerada a Arca da Nova Aliança (Apocalipse 11, 19) e, portanto, a Nova Arca seria igualmente incorruptível ou imaculada. Também existem os escritos dos Padres da Igreja, como Irineu de Lyon e Ambrósio de Milão. São Tomás de Aquino, por volta de 1252, declarou abertamente que a Virgem foi, pela graça, imunizada contra o pecado original, defendendo claramente o dogma do privilégio mariano, que seria declarado e definido séculos mais tarde.

A festa irá iniciar no dia 28 de novembro às 6h com o hasteamento da bandeira e café partilhado. Às 18h haverá uma caminhada oracional saindo do Arco de Nossa Senhora de Fátima em direção à Catedral onde haverá a Santa Missa de abertura. A cada dia os fiéis poderão participar dos novenários e missas às 6h e 18h30. Ao meio dia haverá o ofício da Imaculada Conceição, às 17h30 será meditado os mistérios do Santo Terço e 18h os fiéis poderão participar da adoração ao santíssimo sacramento.

O pároco Pe. Berg, deseja que os fiéis participem com fé e devoção destes dias em preparação a solenidade, sobretudo dos momentos fraternos, devocionais e da eucaristia.

 

Thais Helena
Redação Jornal Correio da Semana

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.