Quinta-feira, Abril 18
Shadow

Regional NE1 reúne-se para Conselho Episcopal Regional

De 25 a 27 de outubro, de modo virtual, reuniram-se os bispos da CNBB Regional Nordeste 1 com os coordenadores de pastorais diocesanos, vigários episcopais, e Coordenadores (as) Regionais da CRB, CNIS, Pastorais, Movimentos e Serviços. Esta reunião se chama CONSER (Conselho Episcopal Regional), e acontece duas vezes ao ano para tratar de assuntos e temas importantes para a vida e missão da Igreja no Ceará, sempre em sintonia com o magistério do Papa e as Diretrizes da CNBB Nacional.

Fotos: Privativa dos bispos em 25/10

Nesta reunião foi tematizado um dos pilares que compõem as Diretrizes Gerais para a Evangelização da Igreja no Brasil, o pilar da missão. No primeiro dia houve a privativa dos bispos. Na tarde do dia 26/10, Dom Vasconcelos enquanto presidente do Regional NE1 acolheu os que marcaram presença através da plataforma virtual. Além do bispo diocesano de Sobral, alguns clérigos também marcaram presença: Pe. Edinardo Gomes, coordenador diocesano de evangelização; Pe. Lucione Queiroz, coordenador do Pilar do Pão, Pe. Elmir Gomes, coordenador do Pilar da Missão; Monsenhor Nonato Timbó, Vigário Episcopal da Região Vale do Acaraú; Pe. João Vasconcelos, Vigário Episcopal da Região Araras. Foram revisadas as pistas de ação para o pilar da ação missionária na Assembleia de Quixadá em 2019. O COMIRE apresentou os dados do questionário enviado às dioceses sobre este pilar. O Pe. Antonio Niemiec iniciou a assessoria e contou com as reações do plenário. Já ao anoitecer o Secretário do Regional, Pe. Magalhães, fez o repasse do andamento dos processos de beatificação dos bem aventurados deste regional: Pe. Cícero, Pe. Ibiapina, Dom Lustosa, Beata Benigna, Rosita Paiva, Ir. Clemencia e outros; em seguida foi apresentado um documentário sobre a vida de todos, finalizando assim o encontro com as partilhas a cerca da experiência de cooperação missionária entre as igrejas irmãs de Itapipoca e Fortaleza, animações missionárias, e um documentário enfatizando o assunto.


Fotos: Encontro virtual do CONSER

Ao amanhecer desta quinta-feira (27/10), o encontro finalizou com os indicativos de animação missionária apontados na escuta sinodal pelas Dioceses, perspectivas da ação missionária no regional e informe sobre os congressos missionários.

Thais Helena – Redação Correio da Semana com contribuição da CNBB Regional NE1

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *