Presidente da CNBB retorna à sede da CNBB após 6 meses de distanciamento pela pandemia

O arcebispo de Belo Horizonte (MG) e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Walmor Oliveira de Azevedo, cumprindo todas as medidas de segurança exigidas para conter a disseminação do novo Coronavírus, cumpre neste dia, 27 de agosto, uma agenda na sede da Conferência, em Brasília (DF).

Essa é a primeira vez desde o início da pandemia da Covid-19, quando se deu o isolamento social, que dom Walmor vem a Brasília para, presencialmente, dar encaminhamentos com o bispo auxiliar do Rio de Janeiro e secretário-geral da CNBB, dom Joel Portella Amado.

Logo pela manhã, ele presidiu a Santa Missa na capela da sede da conferência. Durante a celebração, o presidente da agradeceu de modo especial ao secretário-geral da CNBB, dom Joel Amado, que mora em Brasília, por ter cuidado da Sede e, remotamente, da vida da Igreja no Brasil nesses últimos seis meses em que o país enfrenta a pandemia da Covid-19.

Memória carinhosa e despedida do Núncio Apostólico do Brasil

Da esquerda para direita, dom Hélder, dom Luciano e dom José Maria. Foto: arquivo CNBB

Na homilia, dom Walmor fez também memória dos 21 anos do falecimento de dom Helder Câmara e 14 de dom Luciano Mendes de Almeida. Ambos foram secretários-gerais da CNBB e pelos três anos da morte de dom José Maria Pires, arcebispo emérito da Paraíba. Bispos que marcaram a entidade com suas atuações.

Na tarde desta quinta-feira, dom Walmor e dom Joel fazem uma visita de cortesia ao Núncio Apostólico, dom Giovanni d’Aniello, que depois de oito anos no Brasil, parte para uma nova missão  de representação da Santa Sé na Rússia.

O arcebispo italiano substituirá dom Celestino Migliore, que foi transferido para Paris. Dom d’Aniello é o representante diplomático da Santa Sé e do Papa no Brasil desde 10 de fevereiro de 2012. Antes de vir ao Brasil, dom Giovanni exerceu o cargo de núncio na Tailândia e no Camboja e foi delegado apostólico em Myanmar. O núncio apostólico é o representante da Santa Sé e tem status de Embaixador.